Piloto conscientiza crianças e distribui sementes contra o Aedes
Aventureiro Lu Marini passou por escolas em Salto Grande
Um piloto de paramotor está realizando uma expedição nas regiões que abrangem os principais rios brasileiros para alertar sobre as formas de combater o mosquito Aedes Aegypti. Desta vez, Lu Marini sobrevoou o Rio Paranapanema, em Salto Grande (SP), onde distribuiu sementes de crolatária, uma planta que atrai libélulas. O inseto se alimenta das larvas do mosquito. Além dos voos, o aventureiro também aproveitou a viagem para conversar com crianças de escolas da cidade.
Em um bate-papo, Lu Marini explica às crianças os modos de combate ao mosquito transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya. O piloto também distribui as sementes da planta aos pequenos estudantes, que aprendem a lição do dia. “Não podemos deixar água parada. A gente tem que economizar e sempre tirar água dos pneus e vasos de planta”, explica Paulo Henrique Soares de Souza, de 8 anos. Para Lu Marini, a atividade é prazerosa. "É gratificante demais. É minha grande válvula. Em cada encontro gosto de ir na escola para falar do meio ambiente", comenta.
Aventura
A expedição teve início na nascente do Rio Paranapanema, em Capão Bonito (SP). Contudo, o piloto já sobrevoou o oceano atlântico, pantanal e o estado do Amazonas para trabalhar em busca de um único objetivo: a extinção do Aedes Aegypti. “Eu estou voando e se vejo um ferro velho ou lugares que podem atrair o mosquito, fotografo e marco no GPS”, diz.
As paisagens por onde Lu Marini passou justificam o tamanho de sua aventura. Além de contribuir com a saúde pública, o piloto também tem a oportunidade de admirar as belezas da natureza. “É um rio [Paranapanema] considerado o mais limpo do estado de São Paulo. E além disso está cheio. Eu queria poder interagir mais com a natureza não vendo só problemas, mas vendo coisas legais também”, finaliza.
Fonte - G-1 Bauru e Marília
Foto TV Tem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo