Reflorestamento em Paraguaçu renova fauna e flora
As ações são no no Grande Lago e CEA
O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas, no aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes e erosões, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, sequestro de CO2 e redução do efeito estufa.
Em função desse conceito, foi indiscutível o ganho ambiental que Paraguaçu Paulista teve com o plantio no entorno da área do Grande Lago e Do CEA – Centro de Educação Ambiental, por força do Acordo Judicial – ACP 195/2003.
Com isso, foi realizado um reflorestamento de uma área útil de 677 e 500 metros quadrados, o que incrementou aproximadamente 2,56% da área de cobertura vegetal do município, representando um ganho ambiental para o município e, por consequência, para a bacia hidrográfica.
Com pouco tempo de plantio já está evidente e a recuperação do ecossistema em geral, que pode ser notada claramente, principalmente no tocante à fauna, pois quem visita as instalações do Grande Lago ou do Centro de Educação Ambiental pode avistar na área, e em grandes quantidades, garças, seriemas, corujas e diversas espécies de pássaros e outros animais típicos da região do serrado.
O mais importante desse ponto, além é claro dessa intensa recuperação, é o ganho em qualidade do ar e até de vida que foi conquistada com essa ação e, outro ponto importante, tudo isso sem custos para o município que, certamente, não teria como arcar com um programa de reflorestamento tão extenso e importante como foi esse.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paraguaçu
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo