Abordagem Notícias
Cafeteria Madalena
CULTURA • 17/08/2016

Idealizadora do projeto ArtecomAmor fala do trabalho como contadora de histórias

A arte de contar histórias comove, emociona e promove a sensibilidade.

Idealizadora do projeto ArtecomAmor fala do trabalho como contadora de histórias

Quem não gosta de ouvir uma boa e bela história? Pois a bauruense Daniele Freitas idealizou e conseguiu realizar o projeto de contação de histórias ArtecomAmor, desenvolvido em Bauru e região, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, estimular a imaginação e trabalhar a cidadania, resgatando essa arte milenar, que é o contar histórias. Não bastasse o incentivo à leitura - num momento em que crianças e adolescentes ficam aprisionados à internet, o projeto objetiva transmitir valores e conceitos que colaboram com a formação da personalidade de cada um dos ouvintes. Propiciando o envolvimento social e afetivo, favorecendo a convivência no ambiente escolar, social e familiar, o ArtecomAmor  é realizado gratuitamente para entidades beneficentes e orfanatos, paralelo a trabalhos direcionados. 

Atuando no teatro desde 2008, a atriz Daniele Freitas aproveitou sua experiência e conciliou a contação de histórias, obtendo um resultado acima da expectativa, comovendo e encantando crianças e até adultos. Em 2009, participou do Festival Estudantil de Teatro da USC (Universidade do Sagrado Coração), ganhando o Prêmio de Melhor Atriz.

"Oficinei pela Coordenadoria de Cultura de Piratininga. Participei de diversos cursos, oficinas e gravações, entre elas, oficina Abre­Alas com o grupo Lume Teatro ­ Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp, resultando numa participação como um dos personagens protagonistas, incluindo Oficina de Voz pela Universidade de São Paulo (USP) , entre outras: tecido acrobático, danças populares e clown", relata.

Daniele é parceira na propaganda social infantil " Minuto Consciente", veiculada na TV Unesp.

Contando histórias

"Conto histórias a todos os corações sem distinção de idade, as histórias são para todos com todo meu amor, carinho, dedicação, seriedade, e responsabilidade. Quando eu conto algo, sei que estou mexendo com o inconsciente das pessoas e com o meu também. Sei que estou tocando em lugares que as pessoas normalmente não acessam, arquétipos profundos da alma, que estão lá necessitando e desejando ser tocados e é maravilhoso quando todos parecemos entrar numa conexão, um espaço tempo diferente desse nosso cotidiano, e as histórias nos proporcionam isso, onde todos nos irmanamos pela simples condição de humanos! Contar histórias nos humaniza, nos torna iguais, valoriza o nosso melhor e nos une enquanto humanidade!", descreve animada.

Para a atriz, o anúncio de uma história provoca expectativa nos ouvintes. "Enquanto a platéia espera, está concentrada ali uma atmosfera de alegria e prazer, principalmente a alegria de testemunhar e participar desse instante “mágico”. O prazer de ser transportado, de forma cuidadosa, a diferentes mundos através das palavras que adquirem “corpo”, torna­se um momento único e encantado. O lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo.", prossegue sempre em tom de alegria com o que desenvolve.

O encontro com a contação de histórias

"Participando de um curso de contação, quando ouvi uma história. Algo aconteceu, me tocou, houve o encantamento, fui transportada para o mundo da imaginação, do era uma vez...Despertando o gosto pela leitura e aflorando minha sensibilidade, criatividade e imaginação. Dediquei-­me à pesquisa e estudo da arte do contar histórias, fui amiga do tempo, saboreando as histórias que foram impregnando em mim. Quando eu conto uma história, eu vivo a história! Elas passam primeiro pelo meu coração antes do contar. Assim, me apaixonei. Amo o que faço e abraçei a vocação como ofício. Conto história com o coração", relata.

Temas abordados

"Procuro variar os gêneros e estilos literários pertencentes a cada autor para que de forma expansiva o ouvinte tenha contato com a variedade de obras literárias. De acordo com cada faixa etária a história é cuidadosamente trabalhada"

Elementos utilizados nas apresentações

"De forma lúdica nas apresentações utilizo elementos cênicos, pequenos instrumentos de sonorização, brincadeiras interativas como trava­línguas, cantigas de roda e poemas. Também utilizo técnicas teatrais na preparação das histórias e criação dos personagens. Toco violão, meia lua e assim levo as histórias que sinto e respiro. Tendo como efeito aprimorar, enriquecer a contação, escutar, imaginar toda a situação. Lembrando que a história se constrói com as palavras. O olhar é o fio que conduz, o elo que liga o narrador à platéia. Existe um contador de histórias em cada um de nós. Desde sempre, o homem contou histórias, deu vazão à sua intrínseca necessidade de comunicação, traduzindo, por meio de palavras, os acontecimentos cotidianos, as memórias transmitidas por seus ancestrais, as dúvidas, alegrias, angústias e prazeres de sua existência.Em tempos passados era ao redor de uma fogueira que pessoas se reuniam para escutar os mais velhos narrarem suas aventuras, lembranças e ensinamentos. Ao olhar nos olhos do ouvinte, o contador faz pulsar o conto de coração para coração".

ArtecomAmor

O projeto ArtecomAmor é realizado gratuitamente para Entidades Beneficentes e Orfanatos, paralelamente com trabalhos direcionados a escolas, livrarias, lojas, empresas, aniversários e eventos.
Os apoiadores são as empresas: Lume Light Comunicação Visual, Uniformes Bauru, Silk Art Estamparia, Maxima Signs, Originale Brindes, Padaria Copacabana, Gráfica Líder, Click Comunicação Visual, Imprima Signs, Loja do Banner, Igral Gráfica, Juju Artesã, Dec Brindes, Cris Canecaria, Contato Visual, Print Company, Revista Atenção, Jornal O Alfinete, Jornal de Lins, Revista Cidade, Jornal Terra Nossa, Jornal O Combate, Portal Ourinhos Aqui, Jornal Ideias, Jornal Ibitinga Diário, Revista One Live, Jornal Diário de Ourinhos, Revista Botucatu Especial, Jornal Candeia, Revista UP Cuesta,  Ludens Marketing Cultural Comunicação e Jornal da Cidade.

Contato:
Daniele Freitas

14 997286870
arte-comamor@hotmail.com.br
Pagina: ArtecomAmor
Site: http://arte-comamor.wix.com/artecomamor

 





lena pilates
Pharmacia Antiga