Bailarino internacional visita companhia de dança de Assis
Ismael Ivo, que mora em Berlim, é curador do Projeto de Qualificação em Dança
No próximo dia 21, o bailarino brasileiro Ismael Ivo, que vive em Berlim, Alemanha, e é curador do Projeto de Qualificação em Dança, fará uma visita técnica e de orientação ao Grupo Divas, na cidade de Assis. A companhia, ao longo do ano, conta com a orientação artística de Morgana Sousa. O projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS.
O encontro tem como proposito o compartilhamento do processo de criação do grupo com a curadoria. Ainda em Assis, Ismael Ivo visitará o NPEC – Núcleo de Pesquisa de Expressão Corporal –, grupo que atua na fronteira entre dança e teatro orientado pela atriz e bailarina Naiene Sanchez do Projeto Ademar Guerra. O grupo recebeu também durante o ano workshops dos artistas-orientadores do Projeto de Qualificação em Dança Camila Soares e Robson Ferraz.
Assim, com o intuito de orientar os grupos, até o dia 03 de Setembro, Ismael Ivo visitará outras dez companhias de dança que integram a atual edição, localizadas nas cidades de Assis, Birigui, Indaiatuba, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Santos, São Bernardo, Sorocaba e Várzea Paulista. Os encontros marcam a finalização dos processos de orientação artística para os grupos, onde receberão as últimas coordenadas para apresentação destes processos na Mostra de Dança 2016 que será realizada no mês de setembro no município de Caraguatatuba.
Ismael Ivo explica que o projeto tem como objetivo criar um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. “A dança toca e emociona as pessoas e contribui para a estrutura e sensibilização do corpo social. Através dela, o corpo transforma-se em um documento vivo do que realizamos em nosso tempo”, afirma o curador.
Roteiro de Visitas Ismael Ivo
21/08 – Assis – Grupo Divas e NPEC (Núcleo de Pesquisa de Expressão Corporal)
24/08 – Registro – Cia. Vielas de Danças Urbanas
25/08 – Piracicaba – Cia. de Dança Rogéria Zago
26/08 – Indaiatuba – Coletivo Fleuma
27/08 – Várzea Paulista – Cia. de Dança Rayssa Francesconi
28/08 – Birigui – Grupo Em Movimento
31/08 – Sorocaba – Abayomi’n Dança Afro-Brasileira
01/09 – Santos – Cia. 5
01/09 – São Bernardo do Campo – Cia. Dos Tortos
03/08 – Pindamonhangaba – Cia. O clã da Dança
SAIBA MAIS
QUEM É ISMAEL IVO
Coreógrafo e bailarino iniciou sua carreira no Brasil nos anos 70. Criou e apresentou cerca de 50 coreografias em diversos países do mundo, sendo considerado um dos importantes nomes da Dança Teatral europeia. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza. É diretor artístico do ImPulsTanz em Vienna e criador do Projeto Biblioteca do Corpo. Atua também como professor convidado da Max-Reinhardt Seminar, na Universidade de Música e Artes Performáticas de Vienna, é Diretor Artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea. O reconhecimento da produção e do percurso cultural de Ismael Ivo aconteceu em 2010 por meio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES
A partir de 2014, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo realiza, por meio de contrato de gestão com a POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa de Qualificação em Artes. A iniciativa é composta pelos Projetos Ademar Guerra (Teatro) e Qualificação em Dança. Sua ação principal é a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Essa proposta tem como base a experiência bem sucedida do Projeto Ademar Guerra, realizado há 19 anos, tornando-se exemplo de política pública de formação em arte.
PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA
O Projeto de Qualificação em Dança faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS. Atende grupos participantes de Assis, Birigui, Caraguatatuba, Indaiatuba, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Santos, São Bernardo, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tatuí e Várzea Paulista. Nesta primeira edição, foram atendidas dez companhias de dança de diferentes cidades, contemplando, ao todo, 118 artistas.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo