Campinas: Atirador deixou carta antes de matar 12 pessoas da família
A chacina ocorreu em uma casa, na noite de Réveillon.
(Isamara e o filho João Victor foram assassinados pelo ex-esposo dela, e pai do menino, em Campinas - Foto: Reprodução / Facebook)
Antes de assassinar a ex-mulher, o filho, outras dez pessoas e se matar na noite de révellion, em Campinas (SP), o técnico de laboratório Sidnei Ramis de Araujo, de 46 anos, escreveu uma carta para os amigos e a namorada, além de mensagens para o filho.
O documento, obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, tem oito páginas. Nele, o atirador afirma que estava se vingando da ex-esposa porque ela dificultava seu relacionamento com o filho, escreve frases de ódio contra as mulheres, se diz injustiçado e fala de seus planos de assassinar a família.
O psiquiatra membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e professor da Faculdade de Medicina da PUC de Campinas Geraldo José Ballone explica que o tipo de comportamento demonstrado por Araújo na carta e na prática do crime é comum em pacientes com transtorno de personalidade paranoide. Esse distúrbio é identificado em pessoas que tem reações patológicas diante de adversidade comuns a todas as pessoas.
“Há duas características muito marcantes neste transtorno. Uma é a autovalorização absoluta, considerando sempre que ele está com razão e todas as outras pessoas não. Ele é a referência do universo. Além disso, ela tem ideias sempre de prejuízo, perseguição e conspiração”, diz o médico.
Ballone conta que esse tipo de transtorno de personalidade afeta as reações do paciente, que não condizem com o convívio social, mas que não chega a ser uma doença mental, pois o paciente mantém as noções de inteligente para atividades no dia a dia. Até por isso, explica, pessoas com esse tipo de transtorno passam no dia a dia sem chamar atenção.
Trechos
Veja abaixo trechos de cartas escritas pelo atirador. O G1 optou por excluir citações e acusações que ele faz a outras pessoas que não estão envolvidas na tragédia. Foram deixadas apenas as partes em que ele relata seu plano de matar a família na forma original como ele escreveu.
"Oi Filhote,
Em primeiro lugar preciso dizer que te amo muito e jamais faria a vc ou qualquer outra pessoa o que diz essa vadia que te colocou no mundo! Elas não pensaram em vc um minuto sequer ao fazer essa acusação louca. Digo elas, pq só uma vadia não teria capacidade de pensar em uma crueldade monstruosa como essa! Sua avó tbm ajudou na loucura!! Até pq eu namorava na época, e nunca precisaria de fazer mal a vc, além disso a vadia sabe que eu não seria capaz de fazer isso com ninguém.
Durante sua gestação foi maravilhoso em tudo. Eu passava creme na barriga dela pra não dar estrias e ficava conversando contigo, antes de eu e ela ir dormir a gente colocava musica de ninar pra vc dormir tranqüilo dentro dela. No seu parto acompanhei td com fotos e muita emoção! Tenho certeza que a enfermeira que te acompanhou irá lembrar o ela me disse naquela manhã. “eu nunca vi um pai tão feliz e presente deste modo em um parto”.
Ela disse toda verdade! Eu estava de férias e fiquei lá no quarto... desde a segunda feira à noite até a quinta cedo qdo vc foi liberado, vc nasceu grande e precisava de alguns cuidados, eu chorava junto contigo qdo precisavam furar seu pezinho para exames de sangue. Lá que aprendi a dar banho em vc, pois só qdo vc estava com 6 meses que a vadia te deu o primeiro banho, ela tinha medo.
Logo que vc nasceu, a coisa mudou, vc era somente dela e da família dela. A velha vadia não saia do meu ap. e quando meus pais ou amigos iam te ver, ela fazia pouco caso dos outros. Durante os 4 meses de licença ela ficava só na casa da mãe e qdo eu descia do fretado e pegava vcs para ir nos meus pais, ela dizia que estava cansada e tinha que ser rápida a visita.
Então a vadia começou arrumar brigas e pretexto pra separar!! Filho nunca trai essa desgraçada pois eu era apaixonado por ela e sempre tentei ser um bom marido! Eu não deixava vcs, pra nada! Não gosto de futebol, então não saia para jogos e não saia com amigos pra beber, ficava com vcs 2, fazíamos somente passeios em família.
Em uma discussão eu perguntei: “Por que vc quer se separar, nós estamos bem, eu pedia uma família pra deus”. Ela disse: “Vc pedia uma família, eu pedia um filho agora eu tenho”
Perguntei: “Porque eu então?”
Vadia: “Porque sei que vc será um bom pai e sei que não vai faltar nada ao meu filho”
Fiquei louco, más tinha que aceitar pra não te perder mais ainda.
Se a vadia ficasse comigo ela não precisaria trabalhar e poderia ficar contigo tempo integral, te levar e buscar na escola, vcs teriam uma vida melhor, viajar todas as férias, poderíamos ser felizes más infelizmente ela queria só vc e quis ficar na casa da velha.
Dizem que qdo a pessoa morre ela consegue ver todas as verdades e mentiras em que passou! Um dia vc verá que não minto.
Filho, antes de vc se casar observe bem sua futura sogra, pois sua esposa será a mesma coisa que a velha, outro aviso, vc perderá sua família, depois do casamento só a família dela prestará! No seu caso será melhor pra vc, pois com a mãe que vc tem é melhor tolerar a sogra.
[...] Depois da separação meu mundo caiu! Eu procurava fazer de td pra vc não sentir a minha tristeza, pois eu ficava com vc somente alguns dias da semana onde podíamos passear e tocar a vida. Até o momento que a vadia me pediu dinheiro emprestado e não dei. Filho, se eu soubesse que depois disso o que ela faria comigo, eu daria tudo pra ela, até minha alma! Ela nos fodeu e muito, obviamente mais a vc do que eu, pois ela te tirou o direito de ter um pai e ela sabia o quanto vc me amava!!!
[...] Rezem ao Diabo pra proteção, pq deus aquele merda que sabe da verdade, não irá salva-los. [...] Podem criticar e dizer qto ódio e tanta vingança! Más é isso que toda mulher prega! A vingança! Até nas músicas elas usam essa palavra!
[...] Uma coisa os homens tem que assumir, eles estão perdendo a guerra para as mulheres! Elas estão cada vez mais unidas. Em um júri popular para julgar uma mulher, se a maioria for mulheres, a ré é absolvida mesmo que seja culpada!!
[...] Depois querem direitos iguais, vadias e os cachorrinhos de condomínios residenciais que ficam latindo embaixo da porta pra assustar, tem mais direito que nós trabalhadores! Latem porque não falam né? Então eu falo: Vadias com cachorrinhos chatos que só latem, vão tomar no C...!!!
[...] Os homens não batem na mulher sem motivo! Alguma coisa elas fazem pra irritar o agressor. O cara não vai lá dar porrada à toa!
[...] A mulher qdo tem o poder nas mãos ela fode mesmo o homem!! [...] Vadias que tem filhos com dois caras para ter duas pensões e não precisar trabalhar! [...] A justiça deveria usar polígrafos em todos os depoimentos, reduziria trabalho! O Diabo tbm usa saia.
[...] Fato é; elas são unidas, ardilosas, interesseiras e vingativas, más o homem vai lá e mata! É isso o que vou fazer e ainda se der arranco a cabeça dela viva pra ela não mentir mais, nem mesmo ao diabo!!! Boba ela em pensar que eu nunca me vingaria dessa acusação monstruosa que ela fez contra mim. Ela vingou pq não dei R$ 5.000,00 pra ela!
[...] Depois quero ver apresentadoras em programas de TV e telejornais me chamando de monstro ou covarde! E as muitas vadias que usam os filhos pra ferrar os pais são o quê?
[…] Neste caso, monstro é quem começa ou quem termina essa história?
Filho, ela não quis me fazer um bandido pra vc? Então vou virar um sem dó, neste paizeco, justiça só com as próprias mãos!! Vou vingar por vc todas as vezes que vc chorou querendo vir comigo e ela não permitia e não se incomodava com seu sofrimento.
Não tenho medo de morrer ou ficar preso, na verdade já estou preso na angustia da injustiça, além do que eu preso, vou ter 3 alimentações completas, banho de sol, salário, não precisarei acordar cedo pra ir trabalhar, vou ter representantes dos direito humanos puxando meu saco, tbm não vou perder 5 meses do meu salário em impostos.
Morto tbm já estou, pq não posso ficar contigo, ver vc crescer, desfrutar a vida contigo por causa de um sistema feminista e umas loucas. Filho tenha certeza que não será só nos dois quem vamos nos foder, vou levar o máximo de pessoas daquela família comigo, pra isso não acontecer mais com outro trabalhador honesto. Agora vão me chamar de louco, más quem é louco? Eu quem quero justiça ou ela que queria o filho só pra ela? Que ela fizesse inseminação artificial ou fosse tr... com um bandido que não gosta de filho.
No Brasil, crianças adquirem microcefalia e morrem por corrupção, homens babacas morrem e matam por futebol, policiais e bombeiros morrem dignamente pela profissão, jovens do bem (dois sexos) morrem por celulares, tênis, selfies e por ídolos, jornalistas morrem pelo amor à profissão, muitas pessoas pobres morrem no chão de hospitais para manter políticos na riqueza e poder!
Eu morro por justiça, dignidade, honra e pelo meu direito de ser pai! Na verdade somos todos loucos, depende da necessidade dela aflorar!
A vadia foi ardilosa e inspirou outras vadias a fazer o mesmo com os filhos, agora os pais quem irão se inspirar e acabar com as famílias das vadias. Elas sim tem medo de morrer novas.
Aproveitando, peço aos amigos que sabem da minha descrença, que não rezem e por mim, se fazerem orações façam por meu filho ele sim irá precisar! Quero ir pro inferno buscar a velha vadia (que era até ministra de comunhão na igreja) que morreu antes da hora. Demorei pra matar ela pq me apaixonei por um anjo lindo!
Filho, qdo vc me dizia que acordava chorando de noite de saudades de mim me cortava o coração, depois da visita eu entrava no carro e chorava pq não queria chorar na sua frente e te fazer sofrer mais. [...] ela tinha mais raiva de mim, do que amor ao próprio filho! Ela é muito egoísta e não louca.
[...]Hoje não tem mais nada disso, até mesmo me abraçar vc não pode, como vc mesmo disse na visita; “A mamãe não deixa”! Isso está gravado para vc ouvir um dia.
Lembro qdo eu contava para as pessoas (e não acreditavam em mim) o que ela fez contigo no dia de natal em 2014: Eu te liguei às 8:30 h da manhã pra te desejar feliz natal, vc atendeu o telefone e começamos a conversar, então vc disse que não dava pra falar pq o cabelo dela estava na sua boca (ela estava ouvindo a conversa) logo em seguida vc disse que ela estava mandando vc falar tchau e desligar o telefone e que vc queria conversar, então vc disse “ai” (como se tivesse levado um beliscão) então a vadia viu que vc entregou o que ela estava fazendo pra gente não conversar, então ela te chamou pra ir no shopping, comecei a chorar, e vc disse “tchau Papai agora vou no shopping com a mamãe” eu respondi tchau filho, passeia e brinca bastante, vc desligou!
Como eu já disse isso era 8:30 h no dia de Natal, o shopping não estava aberto! Na mesma semana comprei esse gravador que uso nas visitas para que possam acreditar em mim nesses absurdos.
Outra coisa que não vou esquecer, quando fui buscar meus pais que foram te visitar e o portão estava aberto logo que cheguei e vc me viu, então vc se soltou da velha maldita e saiu correndo em minha direção, sua mãe tentou te pegar na corrida más ela não conseguiu e vc me abraçou chorando até ela te tirar do meu colo. Vc com 4 aninhos correu mais do que aquela vadia adulta. Sinceramente espero que vc não se lembre desta cena!
Três horas passa tão rápido! A gente começa a brincar e já é hora de ir embora. Fico muito triste qdo vc pergunta se volto logo! Eu gostaria de poder voltar a ir ao circo, no cinema, no teatro Sotac que vc tanto gostava, no bosque, te levar na escola, te levar no pula pula do taquaral, te dar um abraço no dia de seu aniversário, levar vc pra ver exposição de carros, motos, até mesmo poder pegar amoras no pé contigo, vc sentadinho no meu ombro colhendo as do alto, ver vc jogar bola até o dia que ela chamou a polícia só pq fui te ver sem falar nada.
Fiquei triste ao te olhar e vc me vendo ir embora com policiais sem motivo algum. Fiz questão de na aula seguinte ir lá novamente pra te ver e provar que ela não podia acabar com meu amor por vc. Até que ela tirou vc da escolinha.
Fiquei com raiva no dia que fui ver vc treinar judô e ela quis te levar embora, pra vc não chorar eu quem fui. [...]. Sabe que essa obsessão dela de afastar vc de mim foi bom, pra me dar mais ódio, mais coragem e menos remorso do que vou fazer!
Filho eu nunca faria mal algum a vc ou qualquer outra pessoa, até mesmo a vadia que te colocou no mundo com todo ódio que tenho dela eu não faria do que ela me acusa. Ela não merece ser chamada de mãe, más infelizmente muitas vadias fazem de tudo que é errado para distanciar os filhos dos pais e elas conseguem, pois as leis deste paizeco são para os bandidos e bandidas. [...]
Filho, não sou machista e não tenho raiva das mulheres (essas de boa índole, eu amo de coração, tanto é que me apaixonei por uma mulher maravilhosa...) tenho raiva das vadias que se proliferam e muito a cada dia se beneficiando da lei ...
Não posso dizer que todas as mulheres são vadias! Más todas as mulheres sabem do que as vadias são capazes de fazer! [...]
Filho te amo muito e agora vou vingar o mal que ela nos fez! Principalmente a vc! Sei o qto ela te fez chorar em não deixar vc ficar comigo qdo eu ia te visitar. Saiba que sempre te amarei! Toda mulher tem medo de morrer nova, ela irá por minhas mãos!
[...] A injustiça campineira me condenou por algo que não fiz! Espero que eles sejam punidos de alguma forma. E essa dúvida (espero realmente que nada tenha acontecido com ele) piorou ainda mais a situação dela. Ela falhou e não cuidou de vc! Chega!! Ela tem que pagar pelo que fez ao próprio filho!!!!!!!!
[...] Obrigado a todos os meus amigos que me ajudaram e foram pacientes comigo nesta injustiça!
Não orem por mim! Orem por meu filhote. Não percam tempo com velório e missas, prefiro que vcs bebam..."
Fonte e foto G-1
Montagem das vítimas da chacina em Campinas (Foto: Patrícia Teixeira / G1)
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo