Anvisa obriga Fitoway a retirar do mercado um lote de suplemento com sulfato de zinco
Empresário garante o recall dos produtos que contenham o ingrediente em questão.
O gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, emitiu uma resolução que afeta a empresa Fitoway Laboratório Nutricional Ltda, localizada em Tarumã-SP, proibindo a venda de alguns dos seus suplementos alimentares que contenham um componente não autorizado, o "Sulfato de Zinco Heptahidratado Rhomicron". A determinação é recente, publicada no Diário Oficial da União, em 30 de outubro de 2023.
De acordo com a publicação, a Fitoway utilizou o ingrediente, que não está de acordo com as regulamentações, nos produtos, Fitoway Clinical Colágeno Verisol, Fitoway Clinical Zinco, Testomil FTW, Forever Liss Forever Hair e Fitoway Clinical Vitaway Hair.
Segundo a Anvisa, a proibição visa garantir a segurança dos consumidores, pois o uso desse ingrediente específico, o "Sulfato de Zinco Heptahidratado Rhomicron", que não está de acordo com as regras estabelecidas. "A empresa deve parar imediatamente a venda, distribuição e recolher esses produtos", cita a resolução.
O Sulfato de Zinco Heptahidratado Rhomicron, trata-se de fertilizante foliar, fertilizante mineral simples, conforme citado na determinação da obrigatoriedade da retirada dos referidos produtos do mercado, motivada como parte dos esforços da Vigilância Sanitária para proteger a saúde pública e manter a qualidade dos suplementos alimentares no mercado brasileiro.
Posição oficial da Fitoway
Localizado em Tarumã, interior do estado de São Paulo, o Laboratório Fitoway é uma indústria no segmento de produtos naturais, nutracêuticos, suplementos alimentares e nutrição esportiva.
A redação Abordagem Notícias contatou Daniel Mencacci, proprietário da empresa, para se manifestar sobre o assunto, e foi prontamente atendida. Veja a justificativa abaixo:
"O que ocorreu foi que, por uma não conformidade na homologação de um lote do ingrediente sulfato de zinco, o laboratório fará o recall dos produtos que o contenham. O fato foi o uso do ingrediente sulfato de zinco, cuja empresa fornecedora do ingrediente não possui em seu CNAE atividade da área de alimentos para consumo humano (possui CNAE relacionado a produtos químicos, alimentos para animais, adubos e fertilizantes e defensivos agrícolas) e não foi apresentado a licença sanitária, o que resultou na produção de produtos com desvio de qualidade.
Todos os produtos em que foram utilizados o respectivo lote serão retirados imediatamente de comercialização/consumo e enviados de volta ao endereço do fabricante.
Estamos aguardando a aprovação do comunicado de Recall pela ANVISA, e tão logo aprovado divulgaremos nas páginas eletrônicas e mídias sociais, conforme legislação vigente.
O Laboratório Fitoway reitera que a seriedade, a responsabilidade e o compromisso com a qualidade é rotina diária, sempre com o comprometimento em fabricar produtos de qualidade".
O sulfato de zinco é um sal mineral permitido para uso em suplementos alimentares e está inserido dentro da lista positiva da ANVISA na IN 28, e ainda pode ser usado em outras aplicações como em alimentos para animais, uso agrícola, ou em outras diversas aplicações da indústria química em geral.
Fonte: redação - ilustração retirada do site da empresa
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo