UNIFIO: Alunos de Design de Interiores apresentam espaços e ambientes modernos e criativos
A exposição tem o apoio e a supervisão da arquiteta e professora doutora, Nayara Pires.
(Espaço Coragem, criado por Irys Barbizan Pedroso, Sylvia Yara, Maria Eduarda Monteiro e Flávia Benevenuto da Silva)
Os alunos do Curso de Design de Interiores do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO estão apresentando uma exposição inédita, resultado de um amplo projeto desenvolvido pelas professoras Elimara Marrone, da disciplina Oficina do Mobiliário - Fundamentos e Prática e Ligia dos Santos Zimmerman da Oficina de Projeto de Cenografia e Vitrinismo - Fundamentos e Prática.
A exposição que conta com o apoio e a supervisão da arquiteta e professora doutora Nayara Pires, coordenadora dos Cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, é uma apresentação pública e visual dos projetos desenvolvidos, onde cada grupo exibe sua cenografia e vitrinismo na universidade.
De acordo com a coordenadora Nayara Pires, durante essa exposição, os alunos demonstram como aplicaram suas ideias criativas, teorias de projeto de cenografia e a reutilização de materiais recicláveis para criar ambientes cativantes e funcionais. É uma oportunidade para compartilhar seus conceitos, mostrar suas soluções de design e aprimorar suas habilidades de comunicação.
“A exposição permite que outros estudantes, professores e visitantes apreciem e avaliem o trabalho dos alunos, tornando-se uma etapa fundamental no processo de aprendizado e no desenvolvimento de suas competências profissionais”, afirma a coordenadora Nayara.
“Os alunos do curso de Design de Interiores embarcaram em uma jornada empolgante de aprendizado através da implementação de uma metodologia ativa. Esta abordagem inovadora permitiu que eles mergulhassem profundamente no mundo do mobiliário e da cenografia, desafiando suas habilidades criativas e de design de maneira prática e envolvente”, explica a coordenadora.
O projeto começou com a formação de grupos, nos quais cada um tinha a tarefa de escolher um conceito inspirador. Esse conceito serviria como diretriz de seu mobiliário e cenografia, orientando todo o processo criativo. A escolha de um mobiliário antigo para dar um novo propósito foi uma das etapas iniciais, exigindo que os alunos repensassem a funcionalidade e a estética dessas peças.
Além disso, ressalta a coordenadora, a sustentabilidade desempenhou um papel significativo nesse projeto. “Os alunos foram incentivados a utilizar materiais recicláveis em suas criações, demonstrando um compromisso com a responsabilidade ambiental e a reutilização de recursos. Isso não apenas tornou os projetos mais ecológicos, mas também desafiou os alunos a explorar novas maneiras de aplicar materiais de forma inovadora”.
“A aplicação das teorias de projeto de mobiliário e cenografia foi um elemento central desse processo. Os alunos tiveram que traduzir conceitos abstratos em cenários físicos e experiências visuais, levando em consideração fatores como iluminação, cores, composição e fluxo espacial. Isso os incentivou a aprofundar seus conhecimentos teóricos e a aplicá-los de maneira prática e eficaz”, destacou Nayara Pires.
Como última etapa, os alunos executaram o projeto e montaram os cenários para a exposição na universidade. Cada grupo apresentou sua criação, demonstrando não apenas suas habilidades técnicas, mas também a capacidade de comunicar efetivamente suas ideias de design. Essa experiência não apenas promoveu o trabalho em equipe e a criatividade, mas também preparou os alunos para desafios do mundo real, onde a colaboração e a aplicação prática de teorias são essenciais.
“O projeto de mobiliário e cenografia realizado por alunos de Design de Interiores através de metodologia ativa foi uma oportunidade valiosa para integrar teoria e prática, desenvolver habilidades criativas e promover a conscientização ambiental. Essa abordagem educacional envolvente capacitou os alunos para explorar o campo do design de interiores de maneira mais profunda e significativa, preparando-os para enfrentar os desafios e as oportunidades que os aguardam no mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora do Curso.
Arquiteta e professora doutora Nayara Pires, coordenadora dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo e professora também no curso de Engenharia Civil
Professora Ligia dos Santos Zimmerman, da disciplina Oficina de Projeto de Cenografia e Vitrinismo: Fundamentos e Prática
Professora Elimara Marrone, da disciplina Oficina do Mobiliário Fundamentos e Prática
Espaço Uma pausa para um café, a leitura de um livro ou simplesmente para relaxar, criado por Beathriz Cristine, Elisangela Tarraf, Lilian Dadona, Ludimila Biussi e João Paulo Barros
Ambiente Resistência, criado por João Poleto, Bárbara Pitanga, Carol Balarim e Marcus Oliveira
Ambiente Ilumine essa idéia, criado por Nathalia Hashimoto, Luciana Gomes e Verany Montessi
Ambiente Economia Circular, criado por Isabelle Soares dos Santos Damião, Gabriel Souza Guimarães, Eli Mateus da Silva Ribeiro e Maelly Cristina dos Santos Oliveira
Ambiente Pretty Savage, criado por William Scarcella Siqueira, Giovanna Barros, Luiza Matoso e Heloiza Cascales
Ambiente Evolua no seu tempo, criado por Aline de Almeida Domingos Silva, Aline Manfrin Baltasar Soares, Ariane Manfrin Baltasar Soares e Nicole Matusita
Ambiente Do Lixo ao Luxo, criado por Alisson César Góis, Luis Fernando de Jesus Machado e Wallace
Fonte: assessoria de imprensa Rose Pimentel Mader
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo