Assis vive incêndio de grandes proporções em meio à estiagem
Tempo seco favoreceu a rápida propagação das chamas, gerando temor e ação rápida.
Um incêndio de grandes proporções assustou moradores e usuários das estradas próximas ao município de Assis, nesta quinta-feira, 24. Com o clima seco e condições desfavoráveis, as chamas se propagaram rapidamente, gerando medo e preocupação na comunidade local.
A estiagem contribuiu para a propagação intensa das chamas. O fogo se alastrou com grande velocidade para pastagens, área do Ecolago e uma plantação de cana-de-açúcar da Usina Nova América, consumindo praticamente tudo e colocando em risco tanto as propriedades rurais, como também as residências vizinhas.
Da cidade, de longe era possível enxergar a densa fumaça negra. Os moradores que passavam pelas imediações ficaram impressionados com a dimensão do incêndio.
O Plano de Auxílio Mútuo de Emergência foi acionado e todas as equipes de brigadistas foram à luta contra o fogo. Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Rodoviária, Fundação Florestal, concessionárias e usinas combateram, em conjunto, os focos de incêndio.
As altas temperaturas e a vegetação seca fragilizaram a situação, dificultando o combate às chamas. Os bombeiros trabalharam arduamente no enfrentamento, utilizando caminhões-pipa e equipamentos de proteção para extinguir o fogo.
Embora não haja relatos de pessoas feridas, os danos causados pelo incêndio são significativos. As áreas atingidas incluem plantações, pastagens e matas nativas, abrigando uma diversidade de espécies animais e vegetais. Além disso, algumas propriedades rurais foram atingidas, levando a perdas materiais e prejuízos econômicos para os proprietários, como a queima total de um veículo.
Diante desse incidente, é crucial reforçar a conscientização sobre a prevenção de incêndios e a preservação do meio ambiente. Ações coletivas e individuais são necessárias para evitar situações como essa vivida hoje, principalmente em períodos de estiagem, em que o risco de incêndios florestais é consideravelmente maior.
Fonte: Redação - fotos Defesa Civil de Assis e também enviadas por leitores
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo