Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 06/10/2016

Assis tem 15 casos suspeitos de febre maculosa

Doença é transmitida pelo carrapato estrela, muito comum em capivaras.

Assis tem 15 casos suspeitos de febre maculosa

Alguns locais, já definidos pela Vigilância Epidemiológica do Município de Assis devem ser evitados. Isso porque levantamentos apontaram que são possíveis de transmissão da febre maculosa, aquela causada pelo carrapato estrela, cujo animal hospedeiro é a capivara. Os carrapatos portador da doença foram encontrados na Àgua da Fortuninha, Lago da Rodoviária,  Centro Social Urbano, Parque dos Monstros (Jardim Paraná), Água do Pavão e Estação de tratamento de esgoto - JACU
 

Até o dia 15 de setembro deste ano havia 15 casos suspeitos da doença, quase sempre fatal. Em um desses casos houve confirmação positiva da doença. Há o registro de 01 óbito, cuja vítima se contaminou em outro município.
 

Segundo a VE informou à reportagem Abordagem Notícias, em 2015 havia 38 os casos suspeitos de febre maculosa no munciípio, com duas confirmações e a morte de uma pessoa.

Em matéria feita na ocasião da morte da estudante, por esse meio de comunicação, apurou-se que durante uma semana Emanuele Vitória Costa teve febre e manchas pelo corpo. Ela morreu na UTI do Hospital Regional com um quadro grave de infecção. Os familiares ficaram revoltados com o atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), para onde Emanuele foi levada cinco vezes antes de ser removida ao hospital, quando já não havia mais nada a fazer. 

 

 

A doença

A febre maculosa é uma infecção aguda causada por uma bactéria, a Rickettsia rickettsii. O homem é infectado através da picada do carrapato que eventualmente carrega esta bactéria nas suas glândulas salivares.

Contágio

A Rickettsia é uma bactéria que sobrevive basicamente dentro das células dos carrapatos  Amblyomma cajennense , conhecido também como: "carrapato-estrela", "carrapato de cavalo" ou "rodoleiro". Eles infestam animais domésticos como as galinhas, cavalos, bois, cachorros e porcos e também animais selvagens como os gambás, as capivaras, cachorros-do-mato, coelhos, tatus e cobras.  No homem,  para que haja a infecção o carrapato tem que ficar aderido de 4 a 6 horas.

 

Sinais e sintomas

A pessoa infectada pode desenvolver sintomas de 2 a 14 dias após a picada, em média, uma semana.

Os sintomas iniciais podem incluir:

febre
náuseas
vômitos
dor de cabeça severa
dores musculares
falta de apetite

Prevenção e controle:

Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:

 a) examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos,

b) use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

c) coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto.

d) Usar carrapaticida em animais domésticos com a freqüência recomendada.

Observação: Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado na pele, não espreme-lo, queimá-lo ou instilar qualquer produto quÍmico, retirá-lo com pequeno torção.Os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata, procure um médico para diagnóstico diferencial e não  esqueça de comentar o ocorrido com a equipe de saúde.

As informações são da VE de Assis.




lena pilates
Pharmacia Antiga