Escotismo: Neste mês acontece uma grande gincana virtual, o JOTI
As tarefas são lançadas de hora em hora a partir da 0h do dia 15, num total de 24 tarefas.
Bethânia Corrêa e Silva é uma adolescente de 12 anos de idade, que há quatro frequenta o Grupo Escoteiro Carajuru de Assis, que em 07 de setembro completou 61 anos de existência.
Dentre tantas atividades desenvolvidas pelo grupo, uma bastante interessante é o JOTI (Jambore On The Internet), uma gincana virtual que tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online, com atividades lançadas pela equipe organizadora do SJC (Scout Joti Challenge).
A escoteira explica que esta gincana virtual acontece todos os anos, no terceiro final de semana do mês de outubro, que nesse ano será nos dias 14, 15 e 16.
Para participar, os jovens terão que organizar-se em um local para o encontro e execução das tarefas, onde haja estrutura para dormir, descansar, lanchar. As tarefas são lançadas de hora em hora a partir da 0h do dia 15/10, num total de 24 tarefas, acontecendo sem parar, inclusive nas madrugadas.
Os jovens têm de cumprir os desafios, que envolve trabalhos com vídeos, fotografias, desenhos, entrevistas, música, dança, etc. Após concluídas devem enviá-las, através de um link, para a equipe organizadora e julgadora.
Como a atividade acontece no meio virtual, são necessários computadores ou notebooks, celulares, câmeras fotográficas, equipamentos multimídias (webcam, fone de ouvido, microfones e outros) e acesso à boa internet.
Conforme conta Bethânia, o Grupo Escoteiro Carajuru participa desta gincana pelo 4º ano e conta com uma valiosa parceria para a transmissão de dados, através da Infoassis Telecomunicações Ltda., empresa do ramo, que através de seu proprietário, André, generosamente lhes oferece gratuitamente internet com alta velocidade em mega full, pois a maior necessidade são os uploads para a transmissão das tarefas concluídas, que normalmente são em formatos de vídeos e fotografias.
O SJC (Scout Joti Challenge) foi totalmente idealizado por brasileiros, e desde 2011, rompeu as barreiras do país para cair no gosto dos estrangeiros. No ano passado foram mais de 20.000 inscritos, organizados em diversas bases, com representantes de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, além de participantes de Angola, Portugal, Suécia e Inglaterra. Foram enviadas mais de 13 mil respostas e muitos contatos adicionados no Whatsapp.
Bethânia entre os pais Mara e Antônio Carlos.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo