Município aguarda a liberação de recursos para a construção das casas da Aprumar, diz secretário
Desde ontem, grupos de contemplados acampam no terreno em Assis.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Assis, Ivan Serra, foi contatado pelo portal Abordagem, neste domingo (26), para falar sobre a ocupação, no dia anterior, da área destinadas à construção de residências do Residencial Aprumar, por grupos que foram contemplados em 28 de maio de 2017 e até então aguardam o início das construções.
Serra explica que a Aprumar – Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região está inserida e habilitada como entidade organizadora no Programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009 pelo presidente agora reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na Medida Provisória 459/2009. A Aprumar, conforma informa o secretário, se capacitou como associação para minorar o déficit de moradias. Deu entrada com a documentação exigida, se inseriu, fez a aquisição da área, cuja matrícula da qual é proprietária está averbada junto à Caixa Econômica Federal, aguardando a liberação de recursos para a construção das casas. A CAIXA por sua vez, é o agente financeiro do SFH – Sistema financeiro de Habitação, é facilitadora, e utiliza os recursos dos Fundos do Programa para financiar a aquisição de moradias pelas famílias, ou de empreendimentos habitacionais, por meio de entidades associativas ou cooperativas, como EO – entidade organizadora.
Ivan Serra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Assis (foto arquivo pessoal)
“Para as casas da Aprumar, seguiu-se até aqui todos os trâmites para liberação dos recursos e continua sendo aguardada a retomada do MCMV, que no governo passado ganhou nome de Casa Verde e Amarela, e agora volta com o nome de Minha Casa Minha Vida. A Associação dos Produtores continua envolvida, habilitada, e trabalhando no Projeto, que se tornou moroso no governo passado e agora parece retomar com força o seu escopo que é desenvolvimento econômico. A Prefeitura de Assis tem todo interesse em diminuir o déficit habitacional, e o prefeito José Fernandes tem envidado os esforços no sistema de tripartição dos Poderes agindo politicamente para liberação dos recursos, desse, e de outros projetos de moradia para famílias de baixa renda”, encerra Ivan Serra.
Independente das explicações sobre questões burocráticas, cada vez mais pessoas contempladas para as casas do Residencial Aprumar continuam chegando ao amplo terreno, onde no momento existe mato e uma plantação de soja.
Fonte: Redação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo