Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 16/02/2023

Medicamentos: Secretária de Saúde de Assis alega desabastecimento nacional

Cristiani Silvério fala também sobre a contratação de médicos especialistas.

Medicamentos: Secretária de Saúde de Assis alega desabastecimento nacional

Na edição desta quinta-feira, 16 de fevereiro, publicamos que há falta de alguns medicamentos na Rede Municipal de Assis, de acordo com reclamações feitas por algumas mães à presidente da Câmara, Viviane Del Massa.

Em contato com a secretária de Saúde Municipal, Cristiani Silvério, foi alegado que a situação de desabastecimento ocorre em todo o país, desde o ano passado, por inúmeros fatores, tais como: indústria farmacêutica com dificuldade de acesso às matérias-primas e de excipientes no mercado internacional; pressão pelo aumento dos preços por parte da indústria farmacêutica, dentre outros que transcendem a questão municipal.

“Considerando os motivos acima, estamos encontrando dificuldades na aquisição de medicamentos para suprir a rede de atendimento, principalmente com o problema durante a aquisição no cumprimento dos prazos de entrega. Como exemplo, citamos o mês de janeiro/2023, onde solicitamos 86 empenhos, com 245 itens, e até a presente data, muitos itens ainda não foram entregues, gerando um impacto na disponibilidade das Unidades Dispensadoras de Medicamentos Municipais”, relata.

A responsável pela pasta encaminhou à redação documentos do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, que confirmam a falta de medicamentos no cenário nacional.

Com relação à estimulação de crianças com TEA transtorno do Espectro Autista, a secretária informa que há um Projeto de Implantação do Centro de Estimulação para Crianças e Adolescentes com TEA, e que nesse momento são realizadas contratações de fisioterapeutas e fonoaudiólogos, por meio do Concurso Público, para iniciar o mais rápido possível o atendimento, até que possa, efetivamente, ser inaugurado o atendimento multiprofissional do referido centro.

“Estamos buscando alternativas de contratação de neuropediatra, visto que não houve candidato inscrito no concurso público. Com relação, também a uma importante lei que garante o fornecimento da Carteira do Autista, a Secretaria da Saúde estará viabilizando o cumprimento no inicio do mês de março, e todos poderão ter acesso por meio da Unidade de Saúde de referencia”, afirma a secretária.

Fonte: Redação - foto divulgação




lena pilates
Pharmacia Antiga