Festa de Reis: Bandeira completa um século em Cândido Mota
A folia foi realizada nesta sexta-feira, com grande público, na Pinguela
Nesta sexta-feira, 06 de janeiro, milhares de pessoas de todas as idades participaram da Festa de Reis, na Água da Pinguela, município de Cândido Mota. A programação teve inicio pela manhã, com celebração da missa solene. Depois, foi servido o farto almoço, seguido da cerimônia de encontro das bandeiras, da ‘Família Leiteiro’ e da ‘Família Godinho’.
A bandeira completa 100 anos de tradição, iniciada pelo cândido-motense, Vicente Modesto de Oliveira, que é mantida após a sua morte, por seu filho, Antoninho Vicentinho de Oliveira, o ‘Toninho Leiteiro’, falecido aos 84 anos, em agosto de 2022.
Esse ano, por um desejo expressado justamente por Toninho Leiteiro, os filhos e familiares realizaram o evento, no salão de festas da água da Pinguela, e não deixaram nada a desejar.
A festa de hoje teve um significado ainda maior, já que bandeira da família completou nada menos do que um século de existência. A esperança dos frequentadores, e de todos os envolvidos nas várias fases da folia, é que a tradição seja levada adiante pelas próximas gerações.
As expressivas arrecadações de carnes e mantimentos começaram logo depois do Natal, com doações que há tantas décadas permitem que a cultura de Folia de Reis seja mantida.
‘Toninho Leiteiro’ é um nome que fica marcado na política e na cultura regional. Ex-vereador de Cândido Mota, ele foi casado com Ineride Ireno, também já falecida, com quem teve os filhos Rosmaly Santa de Oliveira Barbosa, David Aparecido de Oliveira, Ailton Vicente de Oliveira, Amilton José de Oliveira, Rosimeire Ireno de Oliveira Tributino.
Fonte: Redação - Fotos Renata Baldo
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo