Profissionais da Educação de Assis visitam a Bebeteca da UFMG em Belo Horizonte
Bebetecas são bibliotecas especializadas em atender bebês e demais crianças de até 6 anos
Em busca de formação como mediadores de leitura para os professores de Educação Infantil, um grupo formado por coordenadoras de creche, pela supervisora de ensino, Eloísa Maria da Silva e assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP), Michel Maria Sabino, Tatiana Poleto e Tatiane Costa, esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no dia 24 de setembro.
A Faculdade de Educação (FaE), que integra a UFMG desenvolve o Programa Bebeteca, um programa de extensão, idealizado e coordenado pela professora Dra. Mônica Correia Baptista.
Bebetecas são bibliotecas especializadas no atendimento de bebês e das demais crianças de até seis anos de idade. Para atender a esse público, são desenvolvidas estratégias visando adequar o acervo, os espaços, equipamentos, mobiliário e objetos que enriqueçam as experiências das crianças, além de garantir a formação dos mediadores de leitura.
Criada em 2011, a Bebeteca da FaE/UFMG conta com um acervo de cerca de duas mil obras infantis, constituído com base na bibliodiversidade e na qualidade estética dos livros.
O grupo de profissionais da educação de Assis foi muito bem recebido na UFMG pela professora Dra. Laís Caroline Andrade Bitencourt e as bolsistas do programa Bárbara Maria Sanches e Ingrid Stefane da Costa que conduziram a visita, apresentando inicialmente os objetivos e a abrangência do Programa Bebeteca desenvolvido na instituição.
Segundo o depoimento das coordenadoras Luciana Rosa dos Santos Tomazelli, Giseli Sampaio de Oliveira Marques e Irene Araújo Carneiro, a experiência de conhecer a Bebeteca da UFMG foi muito enriquecedora e, sem dúvida, contribuirá para o desenvolvimento das práticas de leitura nas escolas de Educação Infantil do município de Assis.
A Secretária de Educação Dulce de Andrade Araújo ressaltou que o investimento na formação dos professores, sobretudo no que diz respeito à leitura, é fundamental para o aprimoramento da Educação e para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças. “O objetivo dessa formação é implementar Bebetecas em todas as escolas de Educação Infantil do município”.
Dulce aproveita a oportunidade para agradecer a prontidão com que o prefeito José Fernandes atendeu a solicitação para a viagem, e elogia o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil chefiado pela supervisora de ensino Graziela Holmo.
Tatiane Costa, assistente Técnica Pedagógica da Educação Infantil, chama a atenção para o poder transformador de uma experiência como a da visita à Bebeteca, que permitiu aos envolvidos adquirir novos conhecimentos e refletir sobre as práticas de leitura tão essenciais para a formação de nossos pequenos leitores.
Fonte: Assessoria PMA
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo