Varíola dos macacos: Bauru confirma primeiro caso da doença
O paciente, de 36 anos, não viajou para fora da cidade.
O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado em Bauru (SP). Nesta segunda-feira (8), a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que um homem foi infectado e está sendo tratado em casa. O paciente não teria viajado para fora da cidade e a contaminação foi causada por infecção local.
A Secretaria de Saúde anunciou que a vítima de monkeypox é um homem de 36 anos, que é imunossuprimido. Os sintomas surgiram em 15 de julho, com o resultado positivo para varíola dos macacos enviado nesta segunda-feira pelo Instituto Adolfo Lutz.
O paciente procurou a rede pública de saúde após o surgimento dos sintomas e já cumpriu o período de isolamento.
O homem afirma que não fez viagem para fora do município recentemente. Portanto, o caso foi classificado como autóctone (infecção local). Os contatos próximos a este primeiro caso já foram monitorados.
A varíola dos macacos foi declarada como emergência global de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no mês passado.
A prefeitura diz que segue todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para a verificação de casos suspeitos, tratamento de casos confirmados e prevenção da transmissão da monkeypox.
Fonte: O Liberal
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo