Nova operação no rio Paranapanema avança na desmobilização de construções irregulares
Quarta etapa da operação "Canoas 2" acontece nesta quarta-feira, dia 8.
Uma nova ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público, com o apoio da CTG Brasil, nesta quarta-feira (08), dará continuidade à desmobilização de construções irregulares no reservatório da Usina Canoas II, em Palmital (SP), em mais uma etapa da operação “Canoas 2”, no rio Paranapanema.
Esta será a quarta operação realizada desde março na região. Nas três primeiras, a força-tarefa já desmobilizou 30 construções irregulares em áreas de preservação permanente (APP).
“Além dos ganhos ambientais em relação à desmobilização promovida por esta ação, é essencial que a população se conscientize e evite novas construções às margens dos rios, bem como voluntariamente execute a remoção dessas estruturas. Por estarem em Área de Preservação Permanente e em situação irregular, essas construções fomentam a pesca predatória e a caça, bem como impedem a regeneração da mata ciliar”, explica Ivan Toyama, Gerente Fundiário da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa e concessionária da Usina Canoas II.
Segundo Toyama, novamente o foco da operação se concentra no município de Palmital (SP), mas é fundamental que a população das outras cidades localizadas na região dos reservatórios de Canoas I e Canoas II também colaborem para a conservação dos recursos naturais. No estado de São Paulo, além de Palmital, integram essa região os municípios de Candido Mota, Ibirarema e Salto Grande; e no Paraná, os municípios de Andirá, Cambará e Itambaracá.
A fim de preservar o meio ambiente e visando garantir o uso múltiplo de seus reservatórios, a CTG Brasil, de acordo com Toyama, mantém também o programa “Espaço Legal”, cujo principal objetivo é orientar as comunidades do entorno dos reservatórios sobre ocupação regular e uso correto dessas áreas. O guia com todas as informações referentes ao programa está disponível para download.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Assessoria de imprensa
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo