Constelação Familiar Sistêmica: A mãe e o seu papel fundamental
Em Assis, a terapeuta Patrícia Ireno tem ajudado em vários conflitos mãe/filhos.
Você já ouviu falar em constelação familiar, adotada hoje até mesmo pelo segmento jurídico? Tem curiosidade em conhecer? Em Assis, a terapeuta Patrícia Ireno, que presta consultoria em Saúde & Bem Estar, com direcionamento físico/emociona/mental/ vibracional, realiza há muitos anos as sessões de constelação e tem ajudado várias pessoas a resolverem conflitos, já que Constelação Familiar e Sistêmica identifica emaranhamentos nas relações interpessoais, especialmente dentro da família.
Procurada pela reportagem, por conta da proximidade do Dia das Mães, Patrícia fala da importância da figura materna. “Os nossos antepassados, em especial a mãe é figura central na vida de qualquer pessoa. Nossa vida se inicia dentro dela, e a nossa caminhada é muito influenciada pela cultura da nossa criação e dos valores repassados, não só por ela, mas igualmente pelo pai”, cita.
A terapeuta explica que a Constelação Familiar – que pode ser individual ou em grupo, ajuda o paciente a ver e aceitar a sua mãe do jeito que ela é, tirando qualquer cortina de expectativa criada ao longo da vida.
De acordo com Bert Hellinger, criador da constelação familiar, a importância da mãe é tão grande que os indivíduos que possuem entraves na relação terão dificuldade de progredir, já que a mãe é a primeira conexão que um ser humano tem com outro.
“Os aprendizados e vivências de nossas mães são passadas para seus filhos através da memória celular e da conexão metafísica do sistema familiar”, pontua a terapeuta Patrícia.
Resolvendo conflitos com a mãe
Como o terapeuta da Constelação Familiar ajuda o seu paciente a ver a sua mãe de forma real, e não como idealiza, é muito possível que ao fazer o exercício proposto na terapia, perceba que seus problemas podem ser vistos em sua mãe também.
“Assim, da mesma forma que o filho, a mãe seguiu a vida tentando lidar com a imagem que tinha da mãe dela. Uma mãe idealizada tem a solução para tudo, porém, uma mãe real vive errando e aprendendo como todos nós. A frustração da mãe idealizada pode fazer com que o filho tenha medo de assumir responsabilidade na vida. Por isso, para resolver o conflito, o primeiro passo é encontrar a sua mãe real. Enxergá-la pelo que ela é trará um alívio grande”, esclarece.
A terapeuta observa que, ao vir ao mundo no seio de uma família, não se herda somente um patrimônio genético, mas também sistemas de crenças e esquemas de comportamento, sendo a família um campo de energia no interior do qual se evolui. Cada um, desde seu nascimento, ocupa um lugar único.
De acordo com Patrícia, a natureza do campo de energia familiar é determinada pela história da família, principalmente sua religião e suas crenças. O país de origem, a religião em meio à qual de nasce, também desempenham um papel. Essa natureza é moldada por acontecimentos marcantes, como a história dos relacionamentos dos pais e dos avós, morte de uma criança muito nova, aborto, parto prematuro, adoção, suicídio, guerra, exílio forçado, troca de religião, incesto, antepassado agressor ou vítima, traição, ou mesmo a confiança.
As ações generosas e altruístas dos pais e dos antepassados são saudáveis, enquanto suas más ações modificam o campo energético familiar, obrigando as gerações posteriores a pagar o preço.
“O comportamento dos nossos antepassados em relação às mulheres ou aos homens afeta nossa aptidão para criar bons relacionamentos. A ausência de respeito e da gratidão a que nossos antepassados têm direito também altera o campo de energia. O provérbio bíblico ‘até a terceira e quarta geração’ confirma-se nas constelações familiares. Pode até ser que a influência decorra daí. As constelações familiares nos ensinam que a nossa família é a nossa sina. Entretanto, não estamos irremediavelmente presos a essa sina e podemos alcançar a cura. Ao compreender os mecanismos desse processo, ficamos na posse do poder de controlar o nosso comportamento a fim de evitar sofrimento para as gerações futuras”, detalha a profissional.
Quer constelar?
Se você se interessou pela Constelação Familiar e tem algum entrave, de qualquer ordem, pode entrar em contato com Patrícia Ireno e marcar um horário, através do número (18) 99646-4078.
As constelações são realizadas no Instituto Florescer, feitas individualmente, ou em grupo.
Redação Abordagem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo