Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 13/10/2024 às 23:13

Candidatos de concurso denunciam fechamento antecipado de portões em Assis

A empresa terceirizada rebate as acusações. A Polícia Militar foi acionada.

Candidatos de concurso denunciam fechamento antecipado de portões em Assis

Candidatos reclamam da falta de cumprimento do horário de fechamento dos portões no concurso público de Assis (SP). A prova, que oferecia vagas na área da Educação do município, foi aplicada neste domingo (20) nos períodos da manhã e tarde.

Abordagem Notícias recebeu ligações telefônicas com denúncias de que o portão do IEDA – Instituto Educacional de Assis, um dos locais onde as provas foram aplicadas, foi fechado antes do horário constante em edital.

O mesmo teria ocorrido na escola Clybas Pinto Ferraz, conforme nova denúncia, feita nesta tarde de segunda-feira pela candidata Rivania Ramalho Lima. Ela conta que chegou no horário, mas se dirigiu à entrada principal, na Rua Santa Cecília, onde foi informada que deveria ir a outro acesso, na Rua Santos Dumont, do outro lado do quarteirão. Segundo relata, ao se apresentar, em questão de poucos minutos, o portão já estava fechado.

Rivania conta que, no primeiro edital lançado o ano passado, o horário da aplicação das provas estava marcado para às 9h, sendo que depois seria lançado novo edital, com o local. "Há poucos dias lançaram (prefeitura) o edital, com horário das 8h às 8h45. Cheguei dentro do horário, mas precisei dar uma volta até a Santos Dumont. Se meu caso fosse isolado, nem me exporia, mas muita gente foi prejudicada e isso não é justo", desabafa.

Conforme relatos dos candidatos, várias pessoas ficaram do lado de fora, sendo impedidos de participar do concurso. Ainda ontem, foi montado um grupo no watsapp, por Rivania, específico para quem foi prejudicado e registrou boletim de ocorrência, uma vez que a Polícia Militar foi acionada e direcionou um grupo de cerca de sete pessoas à Central de Polícia Judiciária de Assis, a CPJ, onde mais pessoas foram chegando.

Hoje a candidata foi até a delegacia, pegou uma cópia do BO e protocolou na Câmara Municipal de Assis, para que o marido possa representá-la na tribuna. Ela convoca demais candidatos prejudicados a fazerem o mesmo, ainda esta segunda-feira, quando haverá a sessão ordinária.

Outra concursanda, que participou da seletiva reclamou que, além da questão dos portões fechados, houve uma sequência de problemas, como salas e banheiros sujos, ausência de recolhimento da ficha com um questionário sobre sintomas de Covid, e não aferição da temperatura. “Era obrigatório levar o formulário preenchido e iriam aferir temperatura. Algumas salas recolheram esse papel, outras não. Na minha não foi recolhido. Além disso tudo, a prova estava mal impressa e, não bastasse tanta confusão, os fiscais nos trataram muito mal. Estou indignada!”, reclamou a jovem, que prefere o anonimato, por temer represália.

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Assis, nesta segunda-feira, a reportagem foi direcionada à empresa terceirizada, Alpha Assessoria e Concursos, vencedora da licitação para a realização do concurso.

 

Segue a justificativa: Alpha Assessoria e concursos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No que concerne ao Concurso Público nº 01/2021 da Prefeitura Municipal de Assis cujas provas objetivas foram realizadas no último domingo (20/02), e diante do questionamento de alguns candidatos sobre o fechamento dos portões dos locais de prova, a ALPHA CONCURSOS, esclarece a toda sociedade que a empresa foi contratada pela Prefeitura Municipal de Assis através de certame licitatório para realizar a organização e aplicação do Concurso Público nº 01/2021.

Todos os atos da empresa são fiscalizados e acompanhados pela Comissão para Acompanhar a realização de Concursos e Seleções Públicas no Âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Assis, nomeada conforme Decreto nº 8.250, de 10 de dezembro de 2021. Neste domingo dia 20 de fevereiro de 2022 foi aplicado o 1º dia de Provas Objetivas do Concurso Público nº 01/2021, onde foi aplicado provas objetivas para os cargos de PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AJUDANTE DE SERVIÇOS GERAIS no período da MANHÃ, distribuídos em escolas do município e no período da TARDE foi aplicado as provas objetivas para os cargos de AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL e PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – PEB I – ENSINO FUNDAMENTAL 30HS. Após alguns questionamentos e dúvidas que tivemos conhecimento, vimos através desta Nota esclarecer e ratificar informações sobre os editais Normativo e de Convocação do Concurso Público que estão em andamento na cidade de Assis.

Esclarecemos a todos que o Candidato ao se inscrever no Concurso Público aceita as regras estabelecidas no edital normativo, e conforme item 7.18 do Edital Normativo. 7.18 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os Atos, Editais e Comunicados referentes a este Concurso Público, os quais serão afixados também nos quadros de aviso do SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ASSIS, no site oficial https://www.educacao.assis.sp.gov.br/ bem como no site da organizadora https://portal.alphaselecoes.com.br/, devendo, ainda, manter atualizado seu e-mail, endereço, telefone e dados pessoais.

Esclarecemos ainda que é previsto no Edital de Convocação para as Provas Objetivas do Concurso Público nº 07/2022, a definição dos locais e horários de provas para o dia 20 de fevereiro de 2022, sendo estabelecido os seguintes horários: Abertura dos Portões: 8h e fechamento dos Portões 8h45 e início das Provas - 9h. (Período da Manhã) Abertura dos Portões 13h e fechamento dos portões 13h45 e início das Provas - 14h. (Período da Tarde)

É preciso esclarecer ainda que no mesmo edital de convocação em seu item 2. 2. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova pelo menos 30 (trinta) minutos antes da hora marcada munidos do Comprovante de Inscrição, documento oficial de identidade com foto e no original, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, borracha e máscara de proteção.

Esclarecemos a toda sociedade que durante a aplicação das Provas no dia 20 de fevereiro de 2022 uma pequena quantidade de pessoas chegou aos locais de aplicação de provas fora do horário previsto em edital, e alguns indivíduos criaram tumultos nos locais de aplicação das provas objetivas, tentando alguns adentrar a força aos locais de aplicação das provas, após o fechamento dos portões.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo foi acionada e resolveu esses casos isolados, para que não atrapalhassem a aplicação das provas.

Esclarecemos a todos que a Alpha Concursos Públicos ao realizar o fechamento dos portões dos Locais de Prova, observa estritamente o horário de Brasília conforme previsto em edital, e todo o fechamento de portões é registrado em vídeo e registrado em ata com a presença de testemunhas dos próprios candidatos do certame.

Outrossim, a Alpha Concursos COMUNICA que as provas ocorreram com tranquilidade, com a estrita observância das normas e procedimentos previstos, e que foi obedecido o período permitido de abertura e fechamento dos portões estabelecido pelo edital, segundo a regra acima transcrita. Por fim, REGISTRE‐SE, ainda, que os candidatos a todo momento tiveram acesso aos editais e o comprovante de inscrição onde é determinado o local e horário das provas através da “área do candidato” e do comprovante de inscrição.

A Alpha Concursos Públicos DIVULGA que foram registrados 4.079 candidatos presentes, e 1.113 candidatos ausentes nos dois períodos de aplicação (manhã / Tarde) no dia 20/02/2022. Na certeza de prestar os devidos esclarecimentos a sociedade conforme prática habitual adotada pela Alpha Concursos, disponibilizamos um link com um dos vídeos de fechamento dos portões para consulta pública. Link: https://www.facebook.com/alphaselecoes/posts/246913290969554

 

Palmital, 21 de fevereiro de 2022

ALPHA CONCURSOS PÚBLICOS

MARA CRISTINA DE BARROS DA SILVA ME

 

 

Redação Abordagem Notícias

 




lena pilates
Pharmacia Antiga