Parque das Flores: ‘Proibido estacionar’ recebe críticas e Depto de Trânsito justifica
As placas foram colocadas de um lado das ruas, na útima quarta-feira, 10.
As ruas do Parque das Flores, em Assis, são bastante estreitas e há muito tempo os moradores enfrentam dificuldades para estacionarem os veículos, já que quando os dois lados da via estão ocupados, o tráfego fica difícil. Diante da problemática, os motoristas têm deixado parte dos automóveis em cima das calçadas, mas a alternativa tem gerado multas, haja vista ser uma infração de trânsito.
Na última quarta-feira, 10, alguns moradores foram surpreendidos com placas de sinalização de “proibido estacionar” ao longo de um dos lados das ruas do bairro e estão sem saber onde parar os veículos.
Uma das moradoras procurou a reportagem para reclamar da própria situação e também se expressar em nome de vizinhos, incluindo comerciantes. Ela relata que possui dois carros e um deles sempre fica na rua, pois há só uma vaga na garagem. Agora, com a placa impeditiva em frente à residência, não sabe o que fazer, já que do lado oposto da rua ficam os carros dos demais moradores.
“Não sei de onde tiraram a justificativa de que os moradores pediram essas placas de sinalização de ‘proibido estacionar’ nas ruas. Na quarta-feira, colocaram a sinalização, na hora do almoço, e em seguida já passaram multando. Se tivessem colocado, por exemplo, das 8h às 17h, de segunda até sexta-feira, seria menos mal”, opina.
Por conta da situação, um grupo de moradores se organiza para entregar um abaixo-assinado aos vereadores, com o pedido de solução.
"Não posso estacionar em frente a minha casa, pago impostos igual a todos, não tenho culpa do bairro ser mal planejado e agora na surdina colocam placas proibido estacionar. Não posso mais receber visitas na minha residência, tenho que colocar o carro na cabeça! Senhores vereadores, nos ajudem", apela a moradora.
O outro lado
A reportagem falou com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Assis, Alcides Martins, que mostrou-se aberto às propostas, viáveis, apresentadas por aqueles que estão descontentes com a solução encontrada pela pasta para resolver a questão do trânsito no bairro.
“As vias são bem estreitas e, até então, o pessoal estacionava os veículos dos dois lados, dificultando a passagem dos motoristas. A única solução foi deixar um lado da rua para estacionar, já que os carros ficavam em cima das calçadas, impedindo os pedestres de caminharem por elas. Isso é infração de trânsito”, argumenta.
Martins afirma que os reclamantes são minoria e que foi solicitado ao departamento de trânsito a sinalização de “proibido estacionar” de um dos lados das vias.
“Lugar para estacionar, tem bastante. Estamos promovendo melhorias, e nesta segunda-feira, fazendo a pintura viária de solo. Estamos abertos às propostas, mas desde que não impeçam a calçada aos pedestres. Uma vez retiradas as placas, se estacionarem como antes, em cima das calçadas, vamos colocar viaturas e autuar. Não estamos querendo um monólogo, mas que nos apresentem algo viável para um estudo”, finaliza o diretor.
Abordagem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo