Penitenciária de Assis inicia 2022 com a implantação do Projeto 'Asas da Leitura'
O projeto é executado no Anexo de Detenção Provisória da Unidade.
A Penitenciária de Assis inicia 2022 com a implantação do Projeto “Asas da Leitura”, que está sendo executado no Anexo de Detenção Provisória – ADP - da Unidade.
O Projeto tem como objetivo principal propiciar atividade cultural e reflexiva por meio de leituras de livros, aos presos provisórios, que ainda estão aguardando decisão judicial, podendo ser absolvido ou condenado. Nesta fase da detenção é comum que ocorram casos de ansiedade, depressão e outras dificuldades relacionadas à saúde mental, já que a própria indefinição processual faz com que o preso tenha dificuldades de planejamento futuro de sua vida.
Assim, a equipe de Reintegração Social da Unidade idealizou o Projeto, que está sendo executado pelas psicólogas Gilmara Betine e Elisa Maria Malacrida, e pela diretora de Reintegração, Aparecida Conceição de Souza e pelo agente de segurança penitenciári, Manoel Pereira da Silva Filho. Após a leitura do livro, escolhido pelo preso entre vários títulos disponibilizados pelo Centro de Trabalho e Educação da Unidade, ele recebe uma ficha para preenchimento, enfocando as experiências subjetivas (questões sociais, emocionais, relacionais) que foram despertadas pela leitura e que promoveram a saúde mental. Após análise da ficha o preso recebe um feedback da equipe técnica. Caso a equipe observe, ao analisar a ficha, a necessidade de intervenção técnica, o preso é atendido individualmente.
Diretor Técnico III, Mauro Luiz Lima, observa que “trata-se de um projeto executado por várias mãos, englobando áreas importantes da Unidade: Reintegração, Saúde, Educação e Segurança, e com toda a possibilidade de sucesso. Parabéns aos envolvidos!”
Divulgação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo