Assis teve o maior número de presos que não retornaram da saidinha’ na região
Já na Penitenciária de Florínea, todos os beneficiados regressaram à prisão.
No dia 23 de dezembro de 2021, detentos que cumprem pena no regime semiaberto foram beneficiados com a saída temporária para passar o Natal e o Ano Novo em suas casas. As datas para os retornos foram estipuladas em 03 e 05 de janeiro de 2022, contudo alguns não regressaram às unidades prisionais.
Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), na Penitenciária Estadual de Assis, 111 detentos foram beneficiados e 5 não retornaram, num percentual de 4, 50%, o maior de toda a região.
Da Penitenciária de Paraguaçu Paulista, 119 saíram e 3 não retornaram, resultando em 2, 52%. Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, 87 presos foram passar as comemorações de fim de ano com suas famílias e 3 não voltaram, num total de 3, 45%.
Apenas na Penitenciária de Florínea não houve descumprimento da ordem, sendo que todos os 28 detentos que saíram, retornaram à prisão.
Somando essas quatro unidades prisionais, o percentual dos presos que não voltaram chegou a 10,47%. Eles devem perder o benefício do regime semiaberto.
O benefício é usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. De acordo com a lei, os presos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas ao ano.
As saídas temporárias são previstas na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça. Saíram presos do regime semiaberto no período de 23 a 03 e 05/01. Os dados, segundo a SAP, ainda podem sofrer atualizações.
Abordagem
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo