Paraguaçuense, Daniel Nascimento fica em 2º lugar na São Silvestre
O etíope Belay Bezabh superou Daniel Nascimento no fim.
Por muito pouco o atleta paraguaçuense Daniel Nascimento, de 23 anos, não quebrou o jejum de títulos do Brasil na São Silvestre.
De volta ao calendário esportivo após o cancelamento em 2020, a 96ª edição da São Silvestre teve corredores da África, campeões da prova em 2018, novamente no topo do pódio. No masculino o etíope Belay Bezabh ultrapassou o brasileiro Daniel Nascimento no quilômetro final para sagrar-se campeão com 44m54.
Etíope supera Daniel Nascimento só no fim
A largada da elite masculina e do pelotão geral foi às 8h05 (de Brasília). Diferentemente do feminino, os homens mantiveram um pelotão maior, com cerca de 15 atletas, nos primeiros quilômetros de prova.
O grupo foi se reduzindo até quatro corredores, com o queniano Elisha Rotich, o boliviano Hector Flores, o etíope Belay Bezabh e o brasileiro Daniel do Nascimento. Rotich, campeão da Maratona de Paris e um dos favoritos para esta edição, foi aos poucos se desgarrando.
Flores também ficou para trás logo no início da subida da Avenida Brigadeiro Luis Antonio, e Daniel e Bezabh se alternaram na liderança. O paraguaçuense, porém, sentiu o cansaço no aclive e caiu para a segunda colocação, que manteria até o fim (45m09). Bezabh cruzou na frente, com 44m54, para selar o bicampeonato.
- Há dois anos, eu falei que ia evoluir muito. Agora eu consegui o segundo lugar na São Silvestre, e vamos continuar evoluindo - disse Daniel, paraguaçuense e representante do Brasil na Maratona nas Olimpíadas de Tóquio e 11º colocado na última São Silvestre, em 2009.
Início no atletismo
Nascido em Paraguaçu Paulista, no interior de São Paulo, Daniel Ferreira do Nascimento, deu seus primeiros passos no atletismo em 2013, em sua cidade natal, sob a tutela dos professores Evandro Teixeira e Regiane Teixeira, teve uma trajetória vitoriosa nas categorias de base, com diversos títulos nacionais e internacionais.
Pausa na carreira
Em 2018, após sofrer uma lesão no Tendão de Aquiles, Daniel Ferreira do Nascimento, decidiu abandonar as corridas, retornou para a sua cidade natal e foi trabalhar na roça.
O retorno
Em maio de 2019, com o apoio de sua mãe, Valdirene de Paula Ferreira, Daniel resolveu retornar para o atletismo, entrou em contato com o técnico da ABDA Bauru, Neto Gonçalves, e assim, iniciaram uma parceria que deu muito certo, Daniel iniciou ali sua rápida ascensão no esporte e juntos em poucos meses conquistaram grandes resultados.
Competições
Corrida Internacional de São Silvestre
Em 31 de dezembro de 2019, Daniel foi o melhor brasileiro na 95ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, sendo o 11º colocado na classificação geral, com o tempo de 46min32s.
Copa Brasil de Cross Country
No dia 18 de janeiro de 2020, em Serra, Espírito Santo, Daniel sagrou-se campeão ao completar a prova dos 10 Km da Copa Brasil Caixa de Cross Country em 32min07. Com a vitória, Daniel Nascimento garantiu vaga para representar o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, em Victoria, no Canadá.
Meia Maratona Internacional de São Paulo
Após quatro anos sem vitórias, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio da 14ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, realizada no dia 02/02/2020, Daniel Nascimento foi o campeão da prova, quebrando a hegemonia queniana e vencendo os quenianos Nicolas Kosgei e Edwin Rotich, que é bicampeão da São Silvestre. Daniel fez o tempo de 1h04mon34s, melhor tempo da prova desde 2015, assegurando o índice para o Mundial de Meia Maratona, na Polônia.
Copa Pan-Americana de Cross Country
Daniel Nascimento participou da Copa Pan-Americana de Cross Country, dia 29/02/2020, em Victoria, no Canadá. Daniel ficou em 8º lugar na prova dos 10km masculino adulto.
Campeonato Mundial de Meia Maratona
A prova foi realizada na cidade de Gdynia, Polônia, dia 17/10/2020, Daniel terminou a prova em 93º colocado, com o tempo de 1h04min27seg, seu recorde pessoal.
Troféu Brasil de Atletismo
Para fechar o ano de 2020 com chave de ouro, Daniel venceu a prova dos 10.000 metros do Troféu Brasil de Atletismo com o tempo de 29min32seg15. Esse é o segundo título de Daniel nos 10 mil metros do Troféu Brasil, seu primeiro feito foi no ano de 2017, com então apenas 18 anos de idade, na ocasião, fez o tempo de 29min13seg34, quebrando o recorde Sul-Americanos Sub-20, que perdura até hoje.
Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Apenas 8 dias após correr a Maratona "El Bicentenário del Perú", em Lima, no Peru, vencer a prova e obter o índice olímpico, o atleta Daniel Ferreira do Nascimento foi ouro nos 10.000 metros do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em Guayaquil, no Equador, com o tempo de 29min18seg.
Com informações do Globo Esporte e Wikipedia
Foto Wagner Carmo/CBAt
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo