Abordagem Notícias
SANTA CASA
BELEZA • 21/10/2024 às 01:35

Resveratrol – Para que serve, veja os benefícios

Dentre várias vantagens, retarda o envelhecimento do organismo

Resveratrol – Para que serve, veja os benefícios

Encontrado no vinho tinto e em alimentos como a uva vermelha e o mirtilo (blueberry), o resveratrol é uma substância que tem sido relacionada a uma série de benefícios à saúde.
Estudos desenvolvidos na última década indicam que o resveratrol pode combater inflamações e até mesmo oferecer proteção contra doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer.
O composto também parece ser um aliado na eterna luta contra o envelhecimento, propriedade esta que rendeu ao resveratrol o codinome de “pílula da longevidade”.

O que é o Resveratrol exatamente?

Resveratrol é um composto fenólico produzido naturalmente por algumas plantas com a finalidade de se proteger contra os ataques de fungos, bactérias e outros agentes patógenos. Cientistas encontraram resveratrol em uvas escuras, amendoim, algumas frutas vermelhas e pistaches.
O composto também existe em abundância na planta invasora de nome científico Fallopia japonica.
Como está presente na casca da uva, o resveratrol também é encontrado no vinho tinto e no suco de uva.

Para Que Serve?

Uma das propriedades do resveratrol mais importantes para a saúde humana é o potencial antioxidante do composto.
Da mesma maneira que repele agentes agressores, o resveratrol também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.
E como ainda apresenta atuação anti-inflamatória, o resveratrol pode ser utilizado para prevenir doenças do coração, baixar o colesterol LDL, reduzir inflamações crônicas e reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer.
Todas essas propriedades do resveratrol atuam em conjunto para proteger o organismo e poderiam ajudar a prolongar a vida saudável.

Principais Benefícios do Resveratrol


– Aumenta a resistência física

Em 2012, pesquisadores divulgaram um estudo que afirmava, entre outras coisas, que o resveratrol pode beneficiar o músculo esquelético, aumentando a resistência física. No teste animal que teve duração de 12 semanas, foi observado que a suplementação com resveratrol promoveu um aumento na resistência física, no metabolismo oxidativo e melhorou a função cardíaca.
Segundo os autores do estudo, quando combinado com treinos de resistência, o resveratrol levou a um aumento de 21% no desempenho.
E se levarmos em consideração que o resveratrol reduz inflamações (bastante comuns em quem treina com intensidade) e melhora a função cardíaca, temos que o composto pode ser uma ótima adição à rotina dos praticantes de esporte.

– Melhora as taxas de colesterol
O resveratrol reduz a síntese de colesterol “ruim” (ou LDL), o tipo de lipoproteína que tende a se depositar na parede dos vasos sanguíneos e favorece a formação de placas. Quando isso ocorre, pode haver inicialmente uma elevação da pressão arterial, e mais adiante uma obstrução dos vasos.
Além de diminuir a produção de colesterol LDL pelo fígado, o resveratrol também impede a oxidação do mau colesterol, o que resulta em uma menor absorção das micropartículas de gordura no intestino.
E não param por aí os benefícios do resveratrol no controle das taxas de colesterol: o antioxidante também estimula a produção de HDL, o tipo de colesterol que tem efeito cardioprotetor- isto é, que impede que depósitos de gordura se acumulem na parede das artérias.

– Reduz a Pressão Arterial

Como mencionamos acima, o acúmulo de LDL pode reduzir o diâmetro dos vasos sanguíneos, o que acaba por aumentar o trabalho do coração. Isto porque o órgão passa a ter que bombear o sangue com mais “força” para poder vencer a resistência oferecida pelos vasos.
Na prática, esse incremento na intensidade dos batimentos cardíacos não apenas aumenta a pressão arterial como também aumenta o risco de problemas cardiovasculares.
Ao combater inflamações, reduzir a formação e o depósito de gordura nas artérias, o resveratrol contribui para a saúde dos vasos sanguíneos e pode evitar a elevação da pressão arterial.

– Retarda o envelhecimento do organismo

Em uma revisão científica publicada em 2009, pesquisadores observaram que, com base em diversos estudos científicos, era possível afirmar que o resveratrol pode ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento (como a inflamação crônica e as doenças degenerativas.
Uma pesquisa mais recente demonstrou que o resveratrol foi responsável por uma redução nos processos inflamatórios de um pequeno grupo de voluntários. No estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, participantes receberam ou um placebo ou cápsulas com 40mg resveratrol diariamente durante seis semanas.
Ao final da pesquisa, notou-se que o grupo que ingeriu o resveratrol apresentava menos estresse oxidativo (ou seja, menos atividade nociva dos radicais livres) e inflamação do que os voluntários que apenas receberam um placebo.
Segundo os pesquisadores autores do trabalho científico, esse resultado sugere que o resveratrol pode ser utilizado para prevenir o diabetes do tipo 2 e complicações cardíacas.
E além disso, o composto pode também favorecer a manutenção da saúde do organismo como um todo, contribuindo tanto para a saúde interna quanto para o aspecto estético.

Fonte - Mundo Boa Forma




lena pilates
Pharmacia Antiga