Prefeitura de SP sanciona lei que torna cremação gratuita para doadores de órgãos
O Programa de Cremação Social foi publicado nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da Cidade.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou uma lei que torna a cremação gratuita para doadores de órgãos de baixa renda. O Programa de Cremação Social foi publicado nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da Cidade.
A concessão da gratuidade vai seguir os mesmos critérios que regulamentam os serviços funerários, dos cemitérios e de cremação na cidade de São Paulo, ou seja, aos munícipes que comprovem a inclusão no Cadastro Único, com famílias que ganham até três salários mínimos, e com comprovação da doação dos órgãos do falecido, mesmo que não fique comprovada o efetivo aproveitamento.
O projeto que virou a Lei 17.582 é de autoria do próprio Executivo, que enviou a proposta à Câmara Municipal de São Paulo no mês passado para avaliação dos vereadores.
Na justificativa, o governo municipal argumentou sobre a necessidade de atender as famílias que não têm condições de custear os serviços de cremação, ao mesmo tempo em que o número de mortes em decorrência da pandemia do coronavírus aproximou do limite a capacidade de sepultamentos em cemitérios públicos.
Os vereadores aprovaram o projeto no dia 15 de julho, com a inclusão de emendas apresentadas pelos vereadores Antônio Donato (PT) e Paulo Frange (PTB).
O dispositivo de Donato diz respeito à proibição de que a população de rua ou pessoas que eventualmente tiveram mal súbito, pois permite que os corpos sejam localizados e identificados pela família.
A sugestão de Frange foi de ampliar o acolhimento para um doador que já doou algum órgão, em vida, como um rim, independentemente da classificação social.
A cidade de São Paulo possui um único crematório municipal, o Dr. Jayme Augusto Lopes, popularmente conhecido por "Crematório Vila Alpina", localizado no Jardim Avelino, Zona Leste.
G1
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo