Abordagem Notícias
Unifio
LOCAL • 30/03/2021

Atendimento Covid-19 é ampliado ao PA Maria Isabel e mais médicos são contratados em Assis

A portaria foi baixada ontem pela secretária de Saúde e passa a funcionar amanhã.

Atendimento Covid-19 é ampliado ao PA Maria Isabel e mais médicos são contratados em Assis

A secretaria Municipal de Saúde de Assis, Cristiani Silvério baixou ontem, 29 de março, portaria que regulamenta o atendimento dos pacientes com síndrome gripal na Unidade Referencial Sudoeste (Pronto Atendimento Maria Isabel), por considerar o cenário epidemiológico da pandemia causada pelo novo coronavírus e o aumento exponencial dos casos da Covid-19 no município de Assis e região.

Também é levado em conta o elevado número de atendimento na UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Assis dos pacientes suspeitos e diagnosticados pela Covid-19, havendo sobrecarga.

A decisão foi tomada na manhã de segunda-feira, 29, durante reunião da secretária com as coordenadoras do Centro Covid, do Pronto Atendimento e da Enfermagem. Houve consenso sobre a Unidade Sudoeste também passar a atender pacientes com síndrome gripal, já que as duas unidades (Centro Covid e PA Maria Isabel) funcionam no mesmo espaço.

Já nessa quarta-feira, 31 de março, todos os pacientes com síndrome gripal e sintomas da Covid-19 que procurarem atendimento no PA deverão ser atendidos em ambiente específico, dentro da unidade.

A secretária reiterou à reportagem que o Centro Covid continua atendendo e o que muda é que haverá ampliação por conta do grande número de pessoas que buscam diariamente a unidade; ou seja, tanto o Centro Covid, quanto o PA Maria Isabel irão acolher quadros suspeitos do novo coronavírus para dar conta da demanda.

“Pra se ter uma ideia, na última semana e na semana retrasada foram atendidos uma média de 500 a 550 pacientes no Centro Covid, em cinco dias, por apenas um médico. Em determinado horário até foi possível colocar outro médico para ajudar o Centro. A unidade referencial Sudoeste Pronto Atendimento não estava atendendo a nenhuma síndrome gripal, mas agora não dá mais para ser assim, porque está tendo uma demanda muito grande em todos os serviços”, explica.

A secretária esclarece que o Centro Covid é bancado com recursos do município de Assis, não recebendo nenhum tipo de ajuda das esferas estadual e federal.

 

Reforço


Recentemente foram convocados quatro médicos que passaram no último concurso municipal. Eles irão compor a Equipe Covid, porque há grande dificuldade em acharprofissional para fechar a escala. Cristiani Silvério conta que um dele, provavelmente o infectologista Wilson, já começa hoje.

Veja a portaria, na íntegra:

 

Redação Abordagem Notícias




lena pilates
Pharmacia Antiga