Abordagem Notícias
UNOPAR
REGIÃO • 21/10/2024 às 05:29

‘Foi uma fatalidade’, diz tio de bebê que morreu por meningite bacteriana

Vigilância orientou creche onde menina estudava sobre a doença.

‘Foi uma fatalidade’, diz tio de bebê que morreu por meningite bacteriana

O corpo da bebê de 11 meses que morreu por meningite bacteriana foi enterrada na tarde desta quarta-feira (20) no cemitério de Tarumã (SP). A criança foi diagnosticada com amidalite, que é a inflamação das amídalas, e depois com meningite bacteriana. Ela morreu na terça-feira (19) no Hospital e Maternidade de Assis.

Corpo de menina foi enterrada nesta quarta-feira (Foto: Reprodução / TV TEM)

Corpo de menina foi enterrada na quarta-feira
(Foto: Reprodução / TV TEM)

O tio da menina Dangelo Sanches, diz que a equipe médica prestou todo atendimento necessário.  “Foi agoniante ver a equipe médica correr para lá e para cá e a gente sem saber o que estava acontecendo. Eles foram bem claros no decorrer da doença. Foi uma fatalidade. O médico falou para gente que ela apresentava risco de morte por ela ser nova e ter convulsão a cada duas, três horas. Ele achou melhor entubar para não ter nenhum tipo de sequelas, mas a hora que ele começou o processo de intubação, ela teve uma parada cardíaca. Eles realizaram todo o procedimento, ela conseguiu voltar em si.”

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a menina começou a passar mal na sexta-feira (15), a mãe procurou um pediatra e o médico diagnosticou como amidalite. A criança foi medicada, apresentou melhora e voltou para casa. Mas no domingo (17) apresentou febre. Como a criança estava tomando medicamentos, a mãe achou que era normal, mas como a febre continuou e ela teve vômito, na terça-feira, ela procurou um posto de saúde próximo a casa delas. O médico então encaminhou a menina para o Hospital e Maternidade de Assis, onde o quadro se agravou e a menina morreu na noite de terça-feira por meningite bacteriana.

“Ela estava em um processo agravante porque estava piorando a parte do pulmão dela. O médico explicou que ela tinha uma bactéria na amidalite, que ao iniciar o tratamento ela [bactéria] foi para o pulmão e então se generalizou e entrou na corrente sanguínea até o cérebro, provocando a meningite”, explica o tio da menina.

Segundo a Secretaria de Saúde de Tarumã, a meningite que causou a morte da menina não é transmissível, se trata de um tipo de doença causada pela bactéria estafilococos. Mesmo assim, a Vigilância Epidemiológica foi à creche onde a criança estudava para orientar sobre a doença.

Os médicos explicam que alguns dos sintomas da meningite são pescoço rígido, febre alta, calafrios, vômito, alteração do estado mental e pontos vermelhos na pele. A orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

 

G-1




lena pilates
Pharmacia Antiga