Enxame de abelhas na Avenida Rui Barbosa em Assis é preocupante
Pelo que foi observado, elas se agruparam no chão porque estão morrendo.
Na manhã desta quinta-feira, 11, um enxame de abelhas se concentrou na calçada em frente à loja Seller, na Avenida Rui Barbosa, em Assis. Muitas delas não se movimentam, o que leva a crer que, possivelmente, possam ter sido envenenadas.
As pessoas ignoraram os insetos e caminharam normalmente pela calçada, até que o cidadão assisense, Naji Besharah, isolou a área com placas e cadeiras emprestadas por alguém da sorveteria ao lado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada do enxame.
Dois cabos da corporação desconfiam que as abelhas possam ter sido envenenadas em algum lugar, que a rainha conseguiu sair, e as demais caíram na calçada. Um apicultor foi contatado para fazer avaliação.
O encontro dessas abelhas, morrendo no chão, é preocupante, já que estão em extinção no mundo todo e a função principal, ou mais explorada, desses insetos é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
Um dos vilões apontado por organizações de proteção ambiental é o uso de pesticidas.
Redação Abordagem
Fotos Naji Besharah
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo