Pesquisadores obtêm 1ª imagem tridimensional e real do novo coronavírus
'É o mais perto que já conseguimos até agora de mostrar a aparência real do vírus'
Viena, 20 jan (EFE).- Uma equipe de pesquisadores de três países obteve a primeira imagem real e tridimensional do Sars-CoV-2, coronavírus causador da covid-19, um avanço que pode ajudar cientistas no combate à pandemia.
Não é uma foto, pois não é possível fotografar um vírus, mas também não se trata de um modelo computadorizado.
"É o mais perto que já conseguimos até agora de mostrar a aparência real do vírus. Com a tecnologia atual, não se pode mostrar uma umagem mais real", resumiu à Agência Efe Peter Mindek, o diretor de tecnolofia da Nanographics, empresa austríaca que criou a imagem em parceria com centros universitários da China e Arábia Saudita.
Para a obtençã da imagem, um objeto esférico do qual surgem as famosas espículas, foi utilizada a técnica de tomografia crioletrônica, na qual a mostra congelada é escaneada de diferentes ângulos com um microscópio eletrônico. Os dados obtidos são convertidos em imagens tridimensionaisesando algoritmo.
Os tons rosados e azulados usados na imagem são falsos", com o propósito de ajudar a representar melhor a forma e as diferentes partes do vírus. O que é real é a forma do vírus, o que tem muita importância para os cientistas que buscam formas de combatê-lo.
Da EFE, em Viena
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo