Em vias de receber ordem de despejo, 30 famílias da Rede Stella & Almeida perderão o emprego
Os postos Buracão e Rotatória terão de ser desocupados e demolidos.
Na foto, um frentista (Moisés) e o gerente (Paulo) dos postos Stella & Almeida
Em 1989, a Prefeitura Municipal de Assis, visando o desenvolvimento de áreas na cidade, cedeu duas delas para a exploração da atividade de postos de gasolina. Na cessão, era previsto o pagamento de aluguel, e também, que findado o prazo, todas benfeitorias construídas no imóvel durante o tempo da cessão ficariam para a prefeitura (com exceção dos tanques e bombas). Esse seria o benefício do poder público no contrato.
A sub-locatária ficou sendo os sócios Stella & Almeida, que mantém dois postos no local, sendo o Posto Rotatória e o Posto Park Buracão, respectivamente na Avenida Rui Barbosa e André Perine.
O primeiro termo de cessão era de 16 anos, e em 2004 foi prorrogado por mais 15 anos de forma que o prazo final seria em 12/10/2020. No entanto a Prefeitura Municipal de Assis, em meados de setembro de 2019, antes de vencer o prazo contratual, pediu a reintegração do imóvel e despejo dos postos, colocando em risco 30 empregos diretos e outros indiretos, além de comprometer o faturamento de tributos, aluguéis, economia e tudo mais.
Conforme apurado pela reportagem, os locatários se defenderam, e comprovaram que, de fato, não havia vencido o prazo ainda, e portanto a própria ação não deveria existir. Ocorre que após isso, surgiu a pandemia, trazendo caos ao mundo, gerando milhões de desempregados, e Assis não passou intacta. A economia sente os reflexos.
Um dos funcionários do posto, na condição de gerente, conta que, visando preservar a legalidade e manter os empregos, desde o inicio os sócios sugerem saídas legais pra a manutenção dos postos em funcionamento. Desde a atualização dos aluguéis, até a aplicação da Lei do Fomento, em igualdade com outros eventuais interessados, que é plenamente aplicável a este caso e assim manter a atividade econômica, garantir os empregos nesse ano tão difícil.
Ainda de acordo com informações, que constam no vídeo abaixo, a prefeitura nunca explicou na Câmara Municipal a destinação que pretende dar aos imóveis.
Na manhã de ontem, funcionários contataram a redação Abordagem Notícias,que foi ao local, à tarde, e gravou uma entrevista com eles, nos Posto Buracão e Rotatória.
Abaixo, a reportagem gravada.
Redação Abordagem Notícias
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo