Abordagem Notícias
SANTA CASA
LOCAL • 05/11/2020

Lacradas hoje, urnas da 15ª Zona estão pontas para os 78.239 eleitores aptos ao voto

O procedimento foi acompanhado por representantes do MP e imprensa.

Lacradas hoje, urnas da 15ª Zona estão pontas para os 78.239 eleitores aptos ao voto

(Na foto, o1º Promotor de Justiça de Assis, José Calderoni Júnior; a Juíza Eleitoral da 15ª Zona, Silvana Cristina Bonifácio Souza; chefe da 15ª Zona Eleitoral, Misael da Silva Maia)

Na tarde desta quinta-feira, 05 de novembro, foi conduzida por Misael da Silva Maia, chefe da 15ª Zona Eleitoral, a cerimônia de carga e lacração das urnas que serão utilizadas nas eleições municipais de 15 de novembro. Referido cartório engloba os municípios de Assis e Echaporã, que têm 78.239 eleitores aptos a votar em 235 seções e 26 locais. Desses eleitores, 72.949 são de Assis e 5.290 de Echaporã.

Representandoo Ministério Público, estavam presentes o 1º Promotor de Justiça de Assis, José Calderoni Júnior, e a Juíza Eleitoral da 15ª Zona, Silvana Cristina Bonifácio Souza. Três órgãos de imprensa fizeram a cobertura jornalística da lacração das urnas.

Com a lacração e inserção das mídias, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva), estão prontas para serem utilizadas no pleito, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. Qualquer tentativa de ligar antes será fracassada, pois, quando ligada, a máquina mostrará uma tela com mensagem informando para aguardar o dia e hora do início da votação.

Conforme informa Misael da Silva Maia, o horário de votação nas eleições municipais deste ano será das 7h às 17h. Ele frisa que será reservado um horário preferencial de votação, das 7h às 10h, para o voto de pessoas acima de 60 anos, que integram grupos de risco para o novo coronavírus.

 

Eleição atípica

 

Na reta final das eleições 2020, a correria toma conta dos bastidores. Quase tudo é muito novo devido à pandemia experimentada desde abril, e que criou um cenário de incertezas.

São muitos os preparativos e procedimentos de última hora, algo que, em parte, já é natural no período eleitoral.

“Estamos estranhando algumas coisas. Por conta da pandemia o tempo ficou muito reduzido, não só para os candidatos, mas para o pessoal dos cartórios eleitorais. Além das preparações das urnas - que é o procedimento mais importante nesse momento, ainda estamos organizando a logística de distribuição e tendo as últimas reuniões com os diretores de escolas e com aqueles que foram convocados para apoio. Tem os mesários que já foram treinados e estamos finalizando o treinamento do pessoal do apoio logístico”, relata o chefe do cartório.

Lacradas e carregadas, as urnas ainda passam por conferência e são testadas na questão da bateria. Todas são ligadas diretamente na energia elétrica, e, caso haja falha, os equipamentos têm bateria para 20 minutos, até que tudo se restabeleça.

 

Preocupação

Há grande preocupação sobre os protocolos da Covid-19 que devem ser adotados no dia da eleição.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas que devem ser respeitadas para garantir a segurança em meio à pandemia do novo coronavírus. 

Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar à seção eleitoral. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara. 

As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. 

A distância de um metro entre as demais pessoas que estivem na sala também deverá ser mantida. Serão feitas marcações no chão com adesivos para indicar o distanciamento correto. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar a contaminação. 

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que estiverem com sintomas de covid-19 não devem comparecer ao local de votação. A justificativa de falta não será feita presencialmente para evitar aglomerações. Pelo aplicativo e-Título, que pode ser usado em qualquer smartphone, será possível fazer a justificativa sem sair de casa. 

 

Redação e fotos Abordagem Notícias




lena pilates
Pharmacia Antiga