Assis mantém comércio e serviços em funcionamento
O município estabeleceu regras próprias na flexibilização das atividades econômicas.
Assim como Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, que é abrangida pela DRS de Marília, decidiu manter o funcionamento de serviços e do comércio, com restrições.
A prefeitura não vai cumprir a fase 1 do Plano SP de retomada das atividades econômicas. A cidade segue regras próprias de flexibilização com permissão de funcionamento de lojas, restaurantes, shopping, salões de beleza, barbearia, igrejas e academias.
O Governo de São Paulo estendeu a quarentena em todo os 645 municípios até 28 de junho. O decreto mantém as ações (definidas pelo decreto anterior nº 64.881, de 23 de março) para atividades comerciais e prestação de serviços essenciais, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus.
Estando na fase vermelha do programa estadual, o município decidiu que não vai cumprir as determinações, e segue com os protocolos da fase verde, com benefícios a mais, proporcionados por decreto municipal, as quais só poderiam funcionar três fases depois.
A fase 1 permite apenas a abertura de serviços essenciais: farmácias, supermercados, postos de combustíveis.
Apesar disso, o prefeito José Aparecido Fernandes decidiu que não vai cumprir as determinações, e segue com os protocolos da fase 4. A fase anterior ao recuo para o vermelho era a 2 (laranja).
O Governo do Estado não permite autonomia das decisões, mas tem prefeito alegando que o decreto do estado proporciona isso, contudo essa questão está na justiça.
Redação Abordagem
Foto divulgação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo