Assis dá um passo atrás na fase da pandemia e recua ao vermelho
Com alerta máximo, é permitido o funcionamento somente dos serviços essenciais.
(Região de Marília terá que recuar para fase vermelha na flexibilização da quarentena — Foto: Governo do estado de SP/ Divulgação)
Avaliações diárias das regiões e municípios, por meio do Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus, faz com que a DRS de Marília, na qual o município de Assis está inserido, retroceda em relação à situação anterior. A informação é desta sexta-feira, 19 de junho, em coletiva de imprensa pelo governo João Dória.
As análises são feitas pelo Centro de Contingência e ainda levam em conta informações do SIMI-SP (Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente) e orientações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e das diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Saúde.
Apenas duas regiões retrocederam, sendo Registro e Marília, que apresentaram alta nas internações, o que levou as duas regiões da fase de controle para a fase de alerta
No Plano São Paulo,a fase vermelha permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. Assis estava na fase laranja, com a possibilidade de abertura de cinco setores. Agora, na fase vermelha, de alerta máxima a situação fica crítica.
De acordo com a avaliação, houve um aumento de cerca de 55% nos casos de internação pela doença, o que, segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, demonstra a elevação dos casos graves da doença. Assis e Marília irão receber mais respiradores aumentando a capacidade hospitalar.
Na fase laranja, Assis podia abrir shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Ficava proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
Confira abaixo o que é permitido em casa fase:
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
Nesta sexta-feira, 19, Assis contabiliza 114 casos positivos de covid-19, dos quais sete são óbitos. 84 pessoas foram curadas e 143 aguardam resultados.
Municípios que voltam à fase vermelha, abrangidos pela DRS IX de Marília
ADAMANTINA
ÁLVARO DE CARVALHO
ALVINLÂNDIA
ARCO ÍRIS
ASSIS
BASTOS
BERNARDINO DE CAMPOS
BORÁ
CAMPOS NOVOS PAULISTA
CÂNDIDO MOTA
CANITAR
CHAVANTES
CRUZÁLIA
ECHAPORÃ
ESPÍRITO SANTO DO TURVO
FERNÃO
FLÓRIDA PAULISTA
FLORÍNIA
GÁLIA
GARÇA
GUAIMBÊ
GUARANTÃ
HERCULÂNDIA
IACRI
IBIRAREMA
INÚBIA PAULISTA
IPAUSSU
JÚLIO MESQUITA
LUCÉLIA
LUPÉRCIO
LUTÉCIA
MARACAÍ
MARIÁPOLIS
MARÍLIA
OCAUÇU
ÓLEO
ORIENTE
OSCAR BRESSANE
OSVALDO CRUZ
OURINHOS
PACAEMBU
PALMITAL
PARAGUAÇU PAULISTA
PARAPUÃ
PEDRINHAS PAULISTA
PLATINA
POMPÉIA
PRACINHA
QUEIROZ
QUINTANA
RIBEIRÃO DO SUL
RINÓPOLIS
SAGRES
SALMOURÃO
SALTO GRANDE
SANTA CRUZ DO RIO PARDO
SÃO PEDRO DO TURVO
TARUMÃ
TIMBURI
TUPÃ
UBIRAJARA
VERA CRUZ
Abordagem Notícias
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo