MP de Assis instaura procedimento para verificar regularidade dos gastos com a pandemia
São apuradas as denuncias relatadas e detalhadas com indícios concretos da ilegalidade.
Nesse período de pandemia, em que as compras públicas voltadas à Covid 19 não precisam de licitações, várias são as denúncias de saqueamento da máquina pública, em todo o Brasil.
Em Assis, por exemplo, as redes sociais estão sobrecarregadas de denúncias informais envolvendo a prefeitura, dentre as quais, as compras de produtos de cama, mesa e banho da empresa de um secretário municipal, a qual já foi cancelada e justificada como sendo apenas orçamento. Há outra, referente à aquisição de máscaras faciais de uma empresa do ramo de bebidas, que, segundo as publicações - cercadas de críticas, tem o CNPJ cancelado.
Diante as denúncias e crescentes repercussões, Abordagem Notícias contatou a 8ª Promotoria - que abrange Assis, Echaporã, Tarumã e Florínea, e obteve do promotor de justiça, Fernando Fernandes Fraga, afirmação de que há um procedimento, instaurado recentemente, para o acompanhamento de transparência e regularidade dos gastos do município, especificamente relacionados à pandemia do coronavírus (Covid-19)
Nesse procedimento são apuradas apenas as denuncias relatadas e detalhadas com indícios concretos da ilegalidade cometida.
No caso das denúncias, vale ressaltar, é vedado o anonimato; mas caso a pessoa tenha o receio fundamentado de se expor, pode solicitar ao Ministério Público que omita os seus dados no procedimento.
Sobre eventuais acusações ao MP, o promotor orienta que deve haver relato concreto e apresentação dos documentos que a embasam. “A pessoa que queira denunciar tem de fazer um relato detalhado da ilegalidade que vê, e, com esse relato, tem de juntar as provas que tiver colhido para chegar à conclusão da ilegalidade. Isso é importante para que não apareçam denúncias infundadas, para que haja um norte para efetuar a averiguação e seja possível instaurar a investigação, com base em elementos concretos”, frisa Fraga.
Ou seja, não adiante suspeitar de um gasto, achar um absurdo, e, genericamente querer que seja investigado.
O promotor acrescenta que a fundamentação de uma denúncia significa segurança para quem faz a investigação, para quem está denunciando e para quem é investigado.
Redação e foto Abordagem.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo