ACIA se pronuncia a favor do fechamento do comércio a partir de segunda-feira, 23
A mudança ocorreu do dia pra noite devido a uma reunião entre a diretoria da Associação Comercial.
Ao contrário do que fez na sexta-feira, 20 de março, a favor de manter a abertura do comércio, a ACIA em conjunto com o Sincomerciários fez um novo pronunciamento neste sábado, 21 de março, recomendando o fechamento do comércio a partir de segunda-feira, 23 de março até 5 de abril, exceto serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
A mudança ocorreu do dia pra noite devido a uma reunião entre a diretoria da ACIA que, após ouvir a maioria dos associados, resolveu deliberar pela recomendação. O anúncio foi feito pelo diretor de Comércio, Nilson Mello, ao lado do procurador jurídico da ACIA, Maximiliano Galeazzi e do presidente do Sincomerciários, Vagner Campos.
“A ACIA não tem poder de decisão para fechar empresas, isso compete ao poder público. Temos levado em consideração todo trabalho que vem sendo realizado pelo comitê que a cidade possui e que está vigilante a cada dia para o enfrentamento da doença. Essa recomendação visa incentivar a prevenção da disseminação do vírus na cidade e de alguma forma proteger tanto os associados, quanto funcionários e clientes”, afirma Nilson.
Ele ressalta que todos estão atentos todos os dias a uma nova notícia e que está esperançoso com teste de medicamentos para a cura da doença. Quanto ao prazo de fechamento ser prorrogado, ainda é uma incógnita. “De fato a sociedade aderiu rapidamente às medidas de prevenção contra a disseminação do vírus, e notamos que a maioria das lojas teve uma desaceleração muito grande nas vendas nesta última semana. É uma situação imprevisível, podendo ser prorrogado o prazo. Vamos passar por tudo isso juntos, o importante agora é priorizar a saúde de todos”, fecha.
O advogado Maximiliano Galeazzi aproveitou a oportunidade para deixar a ACIA à disposição dos associados e não associados neste momento delicado para a economia, com esclarecimentos e orientações sobre como proceder com os colaboradores em relação a férias, banco de horas, home office, etc. “Temos que preservar as empresas para que possam continuar com seus funcionários mantendo uma renda. Estamos atentos a todas as regras que estão sendo estabelecidas pelos governos federal e estadual para instruir os empresários”.
O presidente do Sincomerciários, Vagner Campos, apoia a decisão da ACIA em tal recomendação e cita ainda a preocupação com os colaboradores das empresas que estão em atividade. “Que esses comerciários estejam atentos aos cuidados para a prevenção dessa doença e mantenham diálogo com as empresas e o Sindicato”.
Em nota oficial, a ACIA comunicou ainda que estará durante esse período, orientando os associados de como proceder com cuidados com a prevenção da doença, com procedimentos que devem ser adotados na área trabalhista que envolve seus colaboradores e ainda com alternativas para que o impacto econômico não seja tão devastador, e manter o mínimo de renda e empregos. E que continuará com seu atendimento somente via online. A prestação de serviços presencial estará suspensa por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira, 23. Os canais de comunicação para dúvidas são: site, facebook, instagram ou pelo whatsapp 18 99704-2990.
Anúncio do governador – Logo após o pronunciamento da ACIA, o governador do Estado deu uma coletiva de imprensa comunicando, através de decreto estadual, que determina o fechamento do comércio em todo o território paulista, a partir de terça-feira, 24 de março até 7 de abril, podendo ser prorrogado.
Ello Comunica
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo