H1N1: Vigilância Epidemiológica faz monitoramento e orientações no Banco do Brasil, em Assis
Um funcionário da agência morreu por conta da doença.
Considerando que influenza (todos os tipos de gripe) pode se dissiminar rápidamente entre as pessoas, principalmente as que interagem em ambientes fechados, e levando em consideração o óbito do funcionário do Banco do Brasil ocorrido essa semana por H1N1 (confirmação por laboratório particular), a Vigilância Epidemiológica, mantém monitoramento e orientações aos funcionários daquela empresa para proteção e prevenção de novos casos da doença.
O bancário Nilton Mille Meira, de 62 anos de idade, morreu na madrugada de 10 de março. Ele estava internado no Hospital e Maternidade de Assis.
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou que a causa da morte foi a gripe H1N1, acrescentando que existem mais casos na cidade, pelo menos seis.
RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA À TODAS AS INSTITUIÇÕES (PUBLICAS E PRIVADAS)
A influenza (gripe A ou H1N1) pode se disseminar rapidamente entre as populações, especialmente as que participam em ambientes restritos ou fechados, podendo causar morbidade considerável e interrupção das atividades diárias. Por isso, é importante que, mediante situações de surto (mais de um caso no mesmo ambiente), sejam adotadas medidas especificas para interrupção da transmissão.
Manter ambiente bem ventilado e arejado
Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão, após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
Prover dispensadores com alcool gel para as mãos
Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo;
Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes de uso comuns(cadeiras, mesas,brinquedos, aparelhos e equipamentos em geral) diariamente. O vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção soluções desinfetantes.
Preferir não utilizar bebedouros. No entanto, na impossibilidade disto, evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais.
Atenção: Individuos com Sintomas gripais devem buscar atendimento médico
SINTOMAS DE GRIPE: Toda pessoa que apresenta doença aguda de início súbito, com febre, tosse ou dor de garganta acompanhado e dor no corpo.
Importante: Recomenda-se que o indivíduo doente com síndrome gripal, permaneça em casa durante os 7 dias após o início dos sintomas, período em que está transmitindo o vírus .
Abordagem Notícias,com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Assis
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo