JUDÔ - Assis foi representada no Campeonato Mundial de Veteranos em Marrocos
Elton Fiebig lutou em Marrakesh, na categoria peso pesado+100 kg.
Entre os dias 10 a 13 de outubro deste ano, foi realizado o Campeonato Mundial de Veteranos, em Marrakech, no Marrocos. Assis foi muito bem representada pelo atleta Elton Fiebig, categoria M-4 - entre 45-49 anos, peso pesado+100 kg.
A arena de competição, no Quarteirão de Agadir, em frente ao hotel Mogador Kasbah, foi montada no meio do deserto, sob um sol escaldante, debaixo de uma lona improvisada. O evento contou com 49 países participantes e 1300 atletas.
O Brasil acabou em 3º lugar na classificação geral, depois da França e Rússia.
O sensei Elton, representante da cidade de Assis, cabeça de chave número 1 do evento, enfrentou nas quartas de final o atleta da França, Del Poeg, vencendo por Ippon. Através de imobilização, na semifinal, enfrentou o atleta do Egito e teve nova vitória, por Ippon, com a técnica de pernas osoto gari. Na final, enfrentou o atual campeão europeu, e tetra campeão mundial, Alekisi Davidashivilli, da Geórgia, mais novo e com a vantagem de ter acabado de chegar na categoria, depois de vencer atletas da França e Slovakia para chegar à final.
A final, última do evento do terceiro dia, foi uma das mais duras da competição. Atletas extremamente fortes e com muita movimentação brigaram incessantemente pela melhor pegada. Aos 30 segundos de combate, os dois levaram a primeira punição de shido, e, com mais um minuto Elton passou à frente se impondo e fazendo o georgiano levar nova punição.
No minuto final, com o objetivo de conter o sensei Elton, o adversário mudou estratégia, buscou dominar as pegadas e o empurrou para fora da área, tendo êxito. O combate foi empatado, e, a pouco menos de três segundos do final, o brasileiro tentou um ataque e foi punido decisivamente, para vitória do georgiano.
"Fiquei em segundo lugar, mas senti a evolução do treinamento. Falta de treinos específicos com atletas grandes e pesados, e o principal, sendo canhotos, são detalhes que fazem a diferença e essa diferença pode ser decisiva numa luta. Agradeço ao apoio da Prefeitura Municipal de Assis, ao secretário Silvio Bahia, minha equipe (Judô Giberti) e o sensei Guilherme Giberti, por sempre estar apoiando nosso sonhos, e o principal, que com investimento temos condições de chegar mais longe.", expõs Elton Fiebig.
Abordagem Notícias
Foto divulgação
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo