Maracaí recebe milhares de romeiros para homenagear o 'Menino da Tábua'
São muitos os milagres atribuídos a Antônio Marcelino.
No fim de agosto do ano passado cerca de 40 mil turistas foram até Maracaí-SP, para prestar homenagens ao milagreiro popular Antônio Marcelino, o "Menino da Tábua", cujo túmulo está no cemitério da cidade, e participar de uma das maiores festas religiosas do país. Nos dias 24 e 25 de agosto deste ano, Maracaí novamente recepcionou dezenas de milhares de pessoas na 42ª edição da festa.
Vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, o Menino da Tábua passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua de lavar roupa. É uma personalidade religiosa de devoção popular que nasceu em Cândido Mota em 1900, morreu em 1945, e está enterrado na cidade de Maracaí – SP, junto com sua tábua.
Há relatos de que se alimentava apenas de leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua. Também se diz que nunca saía de casa e jamais viu a luz do sol. Ainda em vida acredita-se que o Menino da Tábua realizou vários milagres, como a cura de pessoas enfermas, e graças alcançadas por sua misteriosa intercessão.
Logo depois da morte de Marcelino, seu túmulo se tornou o destino de romeiros vindos de todo Brasil que pediam sua ajuda. Uma capela foi construída com a "sala de milagres", onde ficam expostas fotos, objetos e presentes que a ele são dedicados como forma de agradecimento. Durante todos os dias do ano centenas de visitantes prestam suas homenagens no Cemitério Municipal de Maracaí, onde é localizada a Capela e, no último domingo do mês de agosto de cada ano, se comemora a data de aniversário de morte do “santo popular”. Nesta data em especial, dezenas de milhares de romeiros e turistas se dirigem ao município de Maracaí para prestar homenagens a Antonio Marcelino, o Menino da Tábua, em uma das maiores festas turístico-religiosas do Brasil.
Grande parte da popularidade alcançada pelo milagreiro deve-se às canções gravadas pela dupla sertaneja Pardinho & Pardal. Em 1978 eles gravaram a música "O Menino de Tábua", a primeira de uma trilogia que ainda teria outras duas canções: "Os Milagres do Menino da Tábua" e "A Capela do Menino da Tábua".
Túmulo onde o o milagreiro está sepltado, junto com sua tábua
Quantidade expressiva de fotografias forram a capela, em agradecimento às graças recebidas
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo