Iniciado em 2014, o derby protagonizado por VOCEM e Assisense consolidou imediatamente uma das maiores rivalidades na história do futebol local. Não apenas porque a cidade teve de esperar mais de 50 anos para que dois representantes voltassem a se encontrar na disputa estadual (fato ocorrido unicamente entre 62 e 64, quando Ferroviária e Clube São Paulo jogaram simultaneamente a terceira divisão), mas principalmente pelo antagonismo que opõe Esquadrão da Fé e Falcão do Vale.
Embora tenham falhado em busca do acesso, os embates entre essas equipes nas últimas duas temporadas tornou-se um capítulo a parte para seus torcedores. E mesmo que bordô e azul não se misturem nas arquibancadas, ambos os lados têm grandes recordações deste confronto. O curto retrospecto do clássico municipal revela um duelo equilibrado, o que reforça a importância da partida agendada para este domingo (22/05), às 10 horas, no estádio Antônio Viana Silva. Com duas vitórias para cada lado, essa pode ser uma boa chance para desempatar esses números.
As equipes
Líderes do grupo 1 com quatro pontos de vantagem em relação ao 2º colocado, os vocemistas mantém 100% de aproveitamento em cinco rodadas, contando com o melhor ataque (15 gols) e também com o artilheiro dessa Segundona (Billy, que já foi às redes em 7 ocasiões). Apesar do bom momento, o técnico Paulo César Santos, o PC, sabe que é preciso inteligência para que o favoritismo da equipe não se transforme em pressão contra seus jogadores, fator que já prejudicou o Esquadrão da Fé no passado.
Mantendo os pés no chão, a comissão técnica mariana exigiu bastante dos atletas ao longo da semana. Um ponto positivo será o retorno do meia Bruno Ceará, que cumpriu suspensão contra o Osvaldo Cruz. Jardiel, que já foi substituído duas vezes este ano devido as pancadas recebidas, também deverá estar a disposição. Por outro lado, o zagueiro Diego Manfio ainda não foi regularizado e segue treinando com a equipe. A provável escalação terá Stive; Jé, Marcos Vinicius, Erón (Alan), Jeffinho; Caíque, Foguinho, Bruno Ceará; Victor Hugo, Jardiel e Billy.
Pelos lados do Assisense as notícias não são nada animadoras. Após emendar duas vitórias nas primeiras rodadas, o Falcão do Vale ficou fora da zona de classificação, em 5º lugar, depois de acumular três derrotas consecutivas, o que acarretou na demissão do técnico Vitalino Nardi.Segundo informações publicadas pelo site Futebol Interior, a equipe também teria rescindido o contrato de oito jovens jogadores da região, o que revoltou sua torcida. Em contrapartida, um empresário de Marília estaria ajudando o clube nos bastidores, prometendo inclusive reforços para a sequência do campeonato.
Durante a semana ventilou-se o nome do experiente Fabiano Gadelha (que esteve no VOCEM em 2015, mas não joga desde então devido a uma lesão). Porém, até o fechamento dessa matéria nenhuma novidade havia sido confirmada no BID da Federação Paulista de Futebol. Sem poder contar com Otávio e Joilso, que cumprem suspensão, o Assisense deve entrar em campo com Rodrigo; Gabriel (Fabinho), Matheus Augusto, Vitor, Anderson; Deivid Henrique (Matheus Henrique), David William, Jean, Caique, Bruninho; Ricardinho Oliveira. Comandante da categoria Sub-17, Fabiano Braz será o treinador interino.
A arbitragem fica sob a responsabilidade de Silvio Renato Silveira, de 34 anos. Nesta temporada ele já apitou partidas da Copa São Paulo e de todas as divisões do Paulistão (incluindo dois jogos na Serie A-1). Os assistentes serão Bruno Silva de Jesus (30 anos) e Luana Renófio Borges da Silva (24 anos), enquanto Antonio Carlos Santana (34 anos) fica como quarto árbitro.
Retrospecto histórico
O derby de estréia ocorreu em 20 de abril de 2014, na 3ª rodada daquela Segundona. Na ocasião o VOCEM, que era o mandante, perdeu por 2×0, gols de Deivid. A vingança veio no dia 25 de maio, na 8ª rodada, quando Johnny Dias garantiu o primeiro triunfo mariano em uma manhã chuvosa no Tonicão. A derrota eliminaria o Assisense do estadual, não fosse uma punição imposta posteriormente ao Osvaldo Cruz pelos tribunais.
As equipes voltariam a se cruzar na edição do ano passado, quando o Falcão do Vale mais uma vez levou a melhor no 1º turno jogando como visitante: Diego e Matheus Aguiar marcaram em confronto válido pela 8ª rodada, no dia 06 de junho. O troco veio no reencontro do 2º turno, em partida da 17ª rodada, disputada no dia 09 de agosto. Com tentos de Yamada e Léo, o Esquadrão da Fé assegurou sua segunda vitória no confronto, reequilibrando a disputa.
Texto Victorino Neto
Fonte - Assisnews