H1N1: Grupo prioritário parece não perceber a gravidade da doença
Até a última quinta-feira, mais de 7 mil pessoas não haviam procurado a vacinação
Enquanto muitos cidadãos assisenses estão tensos por não terem conseguido a imunização contra a temida gripe H1N1, popular “gripe suína”, os que se encaixam nos grupos de risco não demonstram a mesma preocupação. Em entrevista ao site Abordagem Notícias, a secretária municipal de Saúde de Assis, Denise Carvalho contou que no balanço fechado na última quinta-feira, 12 de maio, 7 030 pessoas com prioridade em receber a dose não procuraram nenhuma unidade de saúde. Também no GIPA – Grupo Integrado de Atenção e Prevenção à DST, HIV/AIDS e Tuberculose os assistidos pelo órgão não compareceram, em peso, para receber a vacina que lhe é destinada.
A secretária relata que, até referida data, faltava vacinar 1.992 crianças, 421 trabalhadores da Saúde, 522 gestantes, 3.972 idosos; ou seja, um total de 7.030 pessoas do grupo de risco.
Mesmo assim, a campanha é uma das melhores dos últimos anos: “Até o fechamento de quinta-feira, conseguimos uma cobertura de 66.6 % de vacinação, uma porcentagem grande. Porém, temos de ter o índice de 85% para poder liberar as doses para outras pessoas. Pensamos que conseguiríamos estender a vacinação por volta do dia 20 de maio para outras faixas etárias, mas não vai ser possível”, explicou.
Em Assis, de 19 casos suspeitos, três exames já vieram com resultado negativo. “Um caso, que não é desses 19, eu positivo para H1N1. O Instituto Adolfo Lutz não está dando conta de tantas requisições de exames”, citou Denise.
O caso positivo ao qual a secretária se refere é o de uma criança de quatro anos de idade, que passa bem e já está em sua casa.
Outros dois paciente preocupam a responsável pela pasta: “Temos dois suspeitos que acredito que vá positivar, por conta dos sintomas que as pessoas apresentam, que são gritantes. Dos 19 citados anteriormente, não temos nenhum internado. Acredito que até segunda (16) ou terça (17) haverá outros resultados”, finalizou.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo