Abordagem Notícias
MAISSAUDE
LOCAL • 31/10/2018

Assis terá mais um grupo de escoteiros, o 'Cambuy'

O tradicional grupo Carajuru não está dando conta da demanda de interessados.

Assis terá mais um grupo de escoteiros, o 'Cambuy'

(na foto o chefe Rios explica sobre o escotismo à comunidade interessada em participar do grupo Cambuy)

Tendo em vista a grande procura de pais para conseguir uma vaga para seus filhos no movimento escoteiro na cidade de Assis, e devido à longa fila de espera e dificuldade em atender a demanda, foi pleiteada pela comunidade local a criação de um novo grupo de escoteiros no município.

No sábado, 27, foi recebida a visita de uma equipe de Bauru, no anfiteatro do Corpo de Bombeiros de Assis, para viabilizar o funcionamento do “Grupo de Escoteiros Cambuy”, que irá funcionar na Escola Municipal de Ensino Profissionalizante Sebastião Simionato, na rua  Dr. Geraldo Nogueira Leite, 1735 - Vila Operaria, perto do Parque Buracão, onde também haverá plantão de atendimento, das 9h às 11h. Inscrições já podem ser feitas.

Já houve o aval do núcleo Distrital Regional de Bauru,  que, capacitado e compromissado, com vasta experiência no assunto escotismo, resolveu tornar este sonho realidade.

A intenção é fazer com que crianças, adolescentes e jovens possam se engajar na construção de um mundo melhor, conforme conta o bombeiro Davi Nogueira, que integra o Grupo de Escoteiros Carajuru desde criança.

Referido grupo existe há 64 anos, criado pelo inesquecível Gumercindo Nogueira (in memoriam). O Carajuru desenvolve relevante trabalho com crianças de 7 a 10 anos de idade, de 10 a 14,  15 a 17. Tamanha é a procura por uma vaga, que a chegada do Cambuy é bastante comemorada por todos que apreciam o movimento escoteiro.

Conforme explica Nogueira, o propósito do movimento escoteiro é fazer com que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais sociais, afetivas e espirituais, se convertendo em pessoas autônomas, solidárias, responsáveis e comprometidas, participando da construção de um mundo melhor.

O Grupo de Escoteiros Cambuy já tem estrutura pronta e fortalecida, estando apto a receber interessados no clã. Os representantes que vieram a Assis são os chefes Simões e Rios, do 15º Distrito Escoteiro de Bauru.

O bombeiro Alexandre Policher e sua esposa Fabiana, juntamente com a mestre Karen, foram quem tiveram a iniciativa de abrir uma nova unidade de escotismo em Assis.

 

 

Curiosidade

O Movimento Escoteiro foi fundado na Inglaterra por Lorde Baden-Powell em 1907. O ex-general começou a ensinar a rapazes filhos de colegas do exército técnicas de trabalho ao ar livre e valores que norteiam até hoje os escoteiros, como lealdade, respeito e responsabilidade.

No Brasil, o Escotismo chegou na década de 1910 e logo se espalhou pelo país, conquistando adeptos por todo território. Segundo a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), mais de 80 mil pessoas fazem parte do movimento, divididos em 1265 grupos.

 

Redação e fotos Abordagem Notícias

 

 

 

 

 

 




lena pilates
Pharmacia Antiga