Hospital Regional deve atender pacientes da Oncologia a partir de 1º de novembro, em Assis
Em 1º de outubro, a Justiça determinou a reativação da Oncologia no HRA em até 60 dias.
Está garantida a volta do setor de Oncologia para o Hospital Regional de Assis. Na manhã desta quarta-feira, 24, o prefeito de Assis, José Fernandes reuniu a imprensa local para noticiar a conquista, já publicada ontem por alguns meios de comunicação.
Em 1º de outubro, a Justiça determinou a reativação da Oncologia no Hospital Regional de Assis em até 60 dias, sob pena de multa diária no valor de 10 mil reais, por dia, após o prazo estabelecido.
A decisão assinada pelo juiz federal Luciano Tertuliano Silva declarou a nulidade do ato administrativo que descredenciou o Hospital Regional de Assis como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), em 28 de março de 2017. Foram condenados a União e o Estado de São Paulo, a procederem, juntos, a imediata reabilitação do HRA no tratamento oncológico.
Assim, o prefeito anunciou nesta quinta-feria, que a Secretaria Estadual de Saúde garantiu a retomada do atendimento a partir do dia 1º de novembro, e que a Fema - Fundação Educacional do Município de Assis será responsável pela gestão do atendimento oncológico.
“Estivemos na Secretaria Estadual de Saúde em São Paulo e conseguimos, junto ao secretário e ao coordenador de Gestão de Contratos e Serviços da Secretaria Estadual de Saúde, Danilo Otto, a garantia de que os serviços da Oncologia serão retomados a partir do dia 1º de novembro. Essa é uma batalha que estamos travando há quase dois anos e só temos a comemorar, pois foi um trabalho incessante das lideranças políticas e de toda a sociedade que nos apoiou”, afirmou o prefeito para a Rádio Difusora.
E prosseguiu explicando: “O município vai receber recursos oriundos do Estado. Ainda não há definição se o repasse se dará por meio da FEMA, ou da Santa Casa de Ourinhos, mas este ponto já está sendo debatido. Uma ampla discussão entre a Secretaria Estadual e a DRS de Marília, juntamente com Assis e Ourinhos, fez com que chegássemos ao melhor caminho, para que a população não ficasse prejudicada em nenhum dos municípios da região. A partir do dia 1º, os pacientes que fazem quimioterapia e outros tratamentos poderão fazê-lo no Hospital Regional de Assis, enquanto o AME dará a retaguarda em relação aos exames”.
A população que vinha sofrendo tanto com a perda do serviço comemora a retomada, com publicações nas redes sociais.
Redação e foto Abordagem, complementadas por entrevista concedida para a Rádio Difusora.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo