Solenidade: Penitenciária de Assis encerra semestre do Grupo de Apoio Vida Nova
O trabalho é norteado pela Cruz Azul no Brasil .
No dia 09 de agosto foi realizada na Escola da Penitenciária de Assis a solenidade de encerramento do primeiro semestre do Grupo de Apoio Vida Nova, desenvolvido desde o ano 2013. O Grupo, de autoajuda, é desenvolvido também em três bairros da cidade de Assis e foi idealizado pelo agente de segurança penitenciária, Nivaldo dos Santos.
O Projeto tem como objetivo a manutenção da abstinência às substâncias psicoativas e a participação dos detentos é espontânea. O Grupo se reúne semanalmente, com participação de monitores treinados sob a coordenação de Nivaldo.
O trabalho é norteado pela Cruz Azul no Brasil e tem como características o espaço de expressão e escuta, sigilo, respeito mútuo e necessidade de assiduidade, participação e pontualidade. Além da presença voluntária, há a participação indicada pelo Judiciário de Assis e região, como tratamento constante no Artigo 28 da Lei 11.343, de 23/08/2003-6.
A solenidade contou com a participação de funcionários da Unidade e do representante da Cruz Azul no Brasil, o psicólogo Saulo Pereira Lima, que enalteceu o trabalho realizado em Assis, informando, inclusive, que no Estado de São Paulo é o único grupo de apoio neste modelo atuando no sistema prisional.
Para Nivaldo dos Santos “o grupo tem realizado um importante trabalho na Penitenciária e na cidade de Assis. Temos conseguido resgatar muitas vidas, possibilitando o entendimento sobre as dores de cada um e a possibilidade de mudanças de paradigmas e de escolhas.”
O Grupo inicia nova fase ainda nesse mês de agosto, com a continuidade do trabalho no segundo semestre.
Abordagem Notícias, com fotos de Viviane Vaz.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo