Julho Amarelo: Paraguaçu Paulista adere à campanha de prevenção às hepatites virais
Doença é responsável por 78% dos cânceres de fígado em todo o mundo.
Embora esteja nos planos da Organização Mundial da Saúde (OMS) conter a hepatite C até 2030, a doença ainda preocupa médicos e população. Neste mês, intitulado Julho Amarelo, ressalta-se a importância da prevenção, não só contra o vírus da hepatite C, mas também de outras duas variantes — A e B. Por isso, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista aderiu à campanha nacional Julho Amarelo, que atenta para o combate às hepatites virais.
Até o fim do mês de julho, todas as Unidades de Saúdes do município vão realizar testes rápidos para detecção precoce das Hepatites B e C. Por se tratar de doenças de longa evolução e que, geralmente, não apresentam sintomas, as pessoas podem ter se contaminado no passado e não saberem que têm o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para forma mais graves como a cirrose ou câncer hepático. A recomendação, portanto, é para que se faça o teste para hepatite B e C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar a doença e tratar-se o mais precocemente possível.
“A hepatite C ainda é uma prioridade de saúde pública. Como não há sintomas, a hepatite C é a que mais precisa de diagnóstico, pois pode causar câncer de fígado ou cirrose hepática sem que a pessoa perceba, muitas vezes levando a óbito. É de extrema importância, principalmente aos que têm mais de 40 anos e às mulheres, que façam o teste”, orienta a diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista Cristiane Bonfim.
No caso da hepatite A, tipo menos nocivo ao organismo, houve evolução no enfrentamento com a melhora no saneamento básico — ela é transmitida através do consumo de água e alimentos mal lavados ou contaminados por fezes.
Já a hepatite B, embora também seja um grave problema, já está disponível na rede pública vacina contra ela. Por isso, graças às políticas públicas e pesquisas do ramo, que desenvolveram a opção, este problema deve ser sanado em alguns anos.
Os vírus B e C são transmitidos na relação sexual, no compartilhamento de objetos contaminados (como escova de dentes, alicates de unha, pistolas para colocação de piercing e confecção de tatuagens) e até pela gestante ao feto. A hepatite B pode ser prevenida com vacina disponível nas unidades do Departamento Municipal de Saúde para adultos de até 49 anos e pessoas com maior risco de exposição à doença, como manicures, podólogos, tatuadores e caminhoneiros.
De acordo com a informação da coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele de Oliveira, os testes rápidos para detecção precoce das Hepatites B e C seguem sendo feitos, então, em todas as unidades de saúde de Paraguaçu Paulista até o dia 31 de julho, marcando a celebração do Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, no dia 28 de julho.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo