Unesp realiza curso na Penitenciária de Assis
O curso foi de Formação de Mediadores para o Trabalho Educacional.
Durante o mês de junho foi realizado o Curso de Formação de Mediadores para o Trabalho Educacional na Penitenciária de Assis. O curso foi realizado pelo professor doutor Deivis Perez Bispo dos Santos, chefe do Departamento de Psicologia Educacional e Social da UNESP, campus de Assis, tendo como público alvo funcionários do Centro de Trabalho e Educação, e outros que realizam, ou contribuem, para a realização de projetos na Unidade.
Além dos funcionários, também participaram do curso os monitores presos do Programa de Educação para o Trabalho e do Projeto Perspectivas, ambos realizados pelo Setor de Educação da Unidade, com apoio da FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel.
O objetivo principal do curso foi capacitar os funcionários e monitores para a realização e execução de projetos na Unidade e oferecer aos participantes a oportunidade de examinar e discutir, em nível introdutório, os fundamentos teóricos e as possibilidades de aplicação dos instrumentos metodológicos para o trabalho de mediação dos processos de ensino e aprendizagem de adultos orientados para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
A perspectiva educacional norteadora do curso foi a Histórica-Cultural, baseada abordagem materialista dialética, cujo principal representante é Vigotski. Nesta abordagem a qualidade do processo educativo está associada ao estímulo da construção solidária e colaborativa dos saberes pelos participantes e à constante busca de referências significativas entre o contexto social mais amplo e as vivências dos alunos.
O curso teve como característica metodológica alternância e diversidade de estratégias de ensino adotadas nas aulas, visando atender às diferentes necessidades e formas de aprender dos participantes. A arquitetura das aulas foi planejada para que o centro das atividades de ensino e aprendizagem tivessem como foco a apropriação de saberes conceituais e metodológicos sobre o fazer educativo por mediadores. Especificamente foram utilizadas como técnicas de ensino: simulações; dramatizações; exposição dialogada; atividades individuais, em pequenos grupos e pelo conjunto de participantes; leitura e discussão de textos.
Os eixos temáticos foram:
O modelo tradicional de educação e outras perspectivas do fazer educacional centradas no ensino e aprendizagem.
Papéis e ferramentas de trabalho do mediador.
Planejamento de um curso: passo a passo.
Técnicas e estratégias de ensino com foco nos aprendizes/educandos.
Elaboração de um curso a ser realizado com funcionários ou internos da penitenciária de Assis.
Métodos de avaliação da aprendizagem.
O curso teve 20 horas aulas e significou um grande avanço para o planejamento e execução dos projetos da Unidade.
Fotos Manoel Cajarana
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo