Eleitores de Assis enfrentam fila no último dia para retirada e regularização de títulos
O atendimento será encerrado às 18 horas desse 09 de maio.
Termina às 18 horas desse 9 de maio o prazo para tirar e transferir o título de eleitor. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.
Em Assis, uma grande fila foi formada do lado externo do cartório. As pessoas receberam senhas e, cada uma tem demorado pelo menos duas horas para realizar os procedimentos. Até o meio-dia, cerca de 200 eleitores foram atendidos.
Conforme Misael da Silva Maia, chefe de cartório da 15ª Zona Eleitoral de Assis, explicou à reportagem Abordagem Notícias, os cidadãos brasileiros que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm 151 dias antes do pleito para solicitar à Justiça Eleitoral seu título de eleitor, ou seja, nesta quarta-feira.
O prazo, explica ele, também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. Referido cartório atende eleitores de Tarumã, Florínea, Echaporã, Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália.
Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.
Além da transferência, os títulos que foram cancelados por conta de ausência a outros pleitos precisam ser regularizados, com pagamento de multa e revisão nos dados do cadastro eleitoral.
Todos os que estão na fila do cartório serão atendidos ainda hoje, mas se a capacidade de atendimento não abranger a quem já tenha senha, será remarcado um outro atendimento, até o dia 18.
Reforçando que “só para quem já estiver na fila” até a distribuição das senhas, que será encerrada às 18 horas.
Misael da Silva Maia, chefe de cartório da 15ª Zona Eleitoral de Assis
BIOMETRIA
Sobre a biometria, hoje não é o último dia, mas muita gente compareceu ao cartório temendo que fosse. Misael relata que foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral que os eleitores de Assis e região terão até 2019 para fazer a biometria.
“Vamos retomar os atendimentos um mês depois das eleições, sendo então em novembro, e prosseguimos até o ano que vem fazendo a biometria. Nós atingimos a semana passada 50% do eleitorado de Assis; o ano que vem resta mais 50% do eleitorado para comparecer”, informou.
De acordo com Misael, o eleitorado de Assis está em cerca de 72 mil pessoas aptas à exercer seu direito ao voto.
Redação e fotos Abordagem Notícias
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo