Golpes em nome da Santa Casa de Assis são crescentes e preocupantes
Dentre os que receberam ligações de suposto médico, está o jornalista Carlos Massaro, de Palmital.
É crescente o número de familiares de pacientes, internados na Santa Casa de Misericórdia de Assis, que são alvos de golpistas. A situação é tão preocupante, que a instituição emitiu à imprensa um alerta sobre os golpes aplicados por telefone em nome de supostos médicos e agentes de saúde que solicitam um depósito bancário, alegando que o paciente internado necessita de um exame que não foi liberado pelo SUS.
"A OSS Santa Casa de Assis alerta seus pacientes, familiares e comunidade em geral, que não realiza cobranças por telefone referente a procedimentos, exames, avaliações, cirurgias, medicações e insumos em geral”, cita parte da nota.
Muitos já caíram no golpe e amargam prejuízos consideráveis. Outros, por bem pouco não sucumbiram à abordagem criminosa.
Há poucos dias o jornalista Carlos Massaro, que atua em Palmital-SP, recebeu uma ligação no telefone fixo. O sogro dele está internado na UTI da Santa Casa de Assis, desde o dia 4 desse mês.
“Na última segunda-feira eu recebi a ligação de um suposto médico, se apresentando como doutor Marcos, falando do meu sogro, que está na UTI em Assis. Disse que precisava fazer um exame de sangue nele, e queria a autorização de um familiar”, relata.
Massaro considerou estranha a ligação, afinal não é comum ter de dar autorização para exame de sangue dos pacientes.
“O homem que me ligou não chegou a pedir algo para mim, porque informei que só o meu cunhado, Marcelo, poderia autorizar. Então ele disse que ligaria para ele. Provavelmente, se respondo que poderia fazer o exame, o golpista iria pedir dinheiro”, acredita o jornalista.
Pouco depois, o filho do paciente recebeu o telefonema, do mesmo número, porém, como estava na UTI em visita ao pai, não atendeu.
Outros relatos já foram registrados através de boletim de ocorrência sob a natureza estelionato.
NOTA DE ALERTA DA SANTA CASA
“A OSS Santa Casa de Assis alerta seus pacientes, familiares e comunidade em geral que não realiza cobranças por telefone referente a procedimentos, exames, avaliações, cirurgias, medicações e insumos em geral.
Caso o usuário seja contatado ou abordado nesse sentido, entre em contato, imediatamente, com a Santa Casa, no setor de Ouvidoria e em hipótese nenhuma efetue pagamentos ou depósitos bancários sugeridos nestes tipos de abordagens.
A Diretoria da Santa Casa explica que está alertando seus usuários, pois esta conduta é um tipo de golpe que vem sendo aplicado com frequência. Este golpe é, geralmente, direcionado a usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, que recebem ligações de pessoas que se identificam como médicos ou profissionais da saúde e que solicitam um depósito bancário, alegando que o paciente internado necessita de um exame que não foi liberado pelo SUS.
Em caso recente, um homem se passando por Dr. Marcos solicitou o depósito de valores para cobertura de serviços e/ou fármacos para pacientes internados. Foi lavrado Boletim de Ocorrência para que o fato seja devidamente investigado e seus autores responsabilizados e punidos.”, conclui.
Redação Abordagem Notícias.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo