Alunos de Enfermagem da FEMA realizam Cerimônia da Passagem da Lâmpada
Evento, que contou com 250 convidados, marca o início do estágio prático dos alunos do quarto ano.
Evento, que contou com 250 convidados, marca o início do estágio prático dos alunos do quarto ano e representa uma importante simbologia para os futuros enfermeiros
Alunos e professores do curso de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada, no dia 16 de fevereiro, em um espaço de eventos, em Assis. O ato ecumênico teve a presença de 250 convidados, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores supervisores de estágio.
A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no país e a coordenadora do curso, na FEMA, professora mestra Rosângela Gonçalves da Silva estimulou os alunos a organizarem o evento, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas UBS.
A tradição da Passagem da Lâmpada tem origem com a enfermeira Florence Nightingale, que pertencia à alta sociedade da época e, graças a seus cuidados, conseguiu reduzir o número de mortos na Guerra da Crimeia. Todas as noites, ela percorria os dormitórios dos soldados feridos com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.
O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.
Para Yanka Santana Frazão, aluna do quarto ano, que organizou o evento, junto de outros colegas - Amanda Lorenzetti, Isadora Nunes, Rodrigo Melo e Leticia Regina - participar da Passagem da Lâmpada foi emocionante: “Antes de iniciarmos nosso contato com os pacientes, nossos colegas do quinto ano nos passaram a luz, dando-nos a esperança de continuar a fazer o bem, por meio do cuidar. É um evento importante e também muito simbólico”, enfatizou Yanka.
Sobre a Enfermagem da FEMA
O curso de Enfermagem da FEMA começou em 2006 e é a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presenciais e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do munícipio por meio de projetos como a Liga do Trauma e alunos atuando, por meio de estágios, em várias unidades de saúde da cidade.
Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo