Transporte de órgãos para doação mobiliza médicos e policiais em Bauru
Órgãos foram retirados de um paciente que teve morte cerebral no Hospital de Base.
O transporte de órgãos para transplante é um trabalho delicado e, ao mesmo tempo, intenso. Em uma operação realizada em Bauru (SP), foram retirados coração, pulmão, fígado e rins, para que esses órgãos cheguem até pacientes que estão em uma fila de espera.
"Graças a equipe que existe aqui no hospital, a movimentação pode ser realizada", afirma Ronaldo Santos, médico do Instituto do Coração (Incor).
Os órgãos foram retirados de um paciente que teve morte cerebral, porém, a família não quis dar mais detalhes. Mas, transformaram um momento de tristeza pela perda de um ente querido, em uma ação que pode salvar muitas vidas.
Segundo a médica Roberta Finocchio, a doação de órgãos é uma forma de "manter aquela pessoa que se foi, viva".
Do centro cirúrgico, os órgãos foram transportados pela equipe médica em caixas térmicas. O trabalho envolveu muita gente, entre eles, médicos, enfermeiros de Bauru e também da capital. Três viaturas da Polícia Militar foram mobilizadas para facilitar a chegada das equipes até o Aeroclube.
O tenente Luiz Capelos, que participou da operação, relata que é uma ocorrência diferente das que normalmente são atendidas pela PM. "É gratificante, porque a gente está contribuindo e ajudando uma pessoa a conseguir ter uma vida saudável", afirma.
O coração e o pulmão partiram de Bauru em direção a São Paulo, onde duas pessoas que estão na fila de espera serão beneficiadas. Já os rins vão para Botucatu, e o fígado para Ribeirão Preto.
Por G1 Bauru e Marília
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo