
Jovem tem projeto voltado às pessoas ostomizadas
Fran Mota criou o projeto ‘Ostomizado Valente’

Depois de ter perdido a filha recém-nascida, a jovem Francisleide Mota, a Fran, de 28 anos, considerou que tudo pelo qual passou deveria ter um propósito maior.
Foram meses de luta, acompanhando a pequena Valentina numa UTI em Campinas. Sofrimento e aprendizagem que ela agora quer investir no apoio às pessoas ostomizadas. O primeiro passo já foi dado: Fran passou no vestibular para o curso de Enfermagem da Unip de Assis.
Sobre o projeto para pessoas que se tornaram ostomizadas, ela conta que esses pacientes têm muita dificuldade em lidar com ostoma, e alguns deles não conseguem comprar materiais.
“Estou dispondo dos meus finais de semanas para visitar essas pessoas. Eu converso com elas e oriento sobre os cuidados que devem ter. Aqui em Assis não há uma osmoterapeuta, e, em fevereiro, começo a faculdade de Enfermagem. Irei me especializar em Osmoterapia. Com a experiência nos cuidados com a Valentina, aprendi tudo, até sobre os produtos”, relata.
Fran conhece uma grande associação, em São Paulo, onde um senhor doa materiais para ostomizados que não tenham condições de comprar.
O projeto de Fran leva o nome “Ostomizado Valente”.
Toda pessoa interessada pode entrar em contato com Fran pelo telefone (18) 99613 5003.
Nota
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura, ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.
Redação Abordagem Notícias.
© Toda reprodução desta notícia deve incluir o crédito ao Abordagem, acompanhado do link para o conteúdo original.
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupoMudança de asilo faz casal prever 1º Natal separado em 73 anos
