Assis perde a certificação de município VerdeAzul
Depois de anos com notas acima de 80, Assis despencou no ranking ambiental e ficou em 253º lugar.
Novo Horizonte foi primeiro colocado pelo terceiro ano consecutivo. O Ranking Ambiental de 2017 certificou 48 municípios
A cidade de Novo Horizonte pelo terceiro ano consecutivo lidera o ranking dos municípios do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O município, do norte paulista, obteve 97,45 de pontuação. Na segunda colocação ficou Fernandópolis, com 96,22 e, em terceiro, o município de Pederneiras, com 94,61. Assis ficou na 253º posição.
Com essa classificação, o município despencou no ranking e nem foi certificado nesta última edição. No ano de 2016, a pontuação de Assis foi 81,74. Neste 2017 o número caiu para 32,48. Algo significativo, considerando 2015 (80, 81), 2014 (82,01).
O anuncio dos municípios premiados aconteceu nesta quarta-feira (13) no Palácio Bandeirantes, na capital. Este foi um ano agitado para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré- certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.
Para o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, “a intenção do novo critério, as pré-certificações, foi o de estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuam com uma boa performance”.
O Ranking Ambiental é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
O Programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Com base em informações do site www.ambiente.sp.gov.br
Participe do nosso grupo do WhatsApp!
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Assis e região
Clique aqui para entrar no grupo